O guarda civil municipal Messias Taveira Germano, da GCM de Porto Ferreira, participou entre os dias 22 e 31 de agosto de um treinamento de operações especiais na cidade de Avaré (SP).
O curso foi ministrado por instrutores altamente qualificados da Team Six Brazil, com treinamento na Swat dos Estados Unidos. O GCM Messias foi destaque entre os 100 alunos participantes, recebendo convite para compor a equipe de suporte dos instrutores no próximo curso.
Somente três guardas municipais de cidades paulistas participaram do curso de operações especiais. Foram 10 dias de extremo treinamento com instrutores especializados.
Entre as ações e treinamentos desenvolvidos estavam: combate com faca e bastão tonfa; retenção e contra retenção; imobilização tática; APH tático; intervenção tática; ocorrência envolvendo explosivos; emprego de armas menos letais; tomada de locais confinados com uso de armas longas; escudos e tonfa; progressão tática com embarque e desembarque de viatura.
Além desses, outros treinamentos foram: pista do “ralo” com barraca de gás lacrimogêneo; bomba de efeito moral; rastejo na lama com jato de água, entre outros exercícios que exigem força física e preparo psicológico.
Vale ressaltar que o GCM Messias fez o curso em suas férias e custeou todo o treinamento com recursos próprios, contando com o apoio do secretário de Segurança Pública do município, bem como do Comando da GCM. Agora, o GCM Messias será multiplicador de seus conhecimentos para os demais integrantes da corporação.
Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 – Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos