A Secretaria de Cultura de Porto Ferreira vai realizar neste domingo (15/09), no Centro Cultural Fepasa (antiga estação ferroviária), mais uma Feira do Vinil. O evento vai acontecer das 10 às 17 horas e contará com expositores, palestras, bandas e venda e troca de discos.
No período da manhã ocorrem audições de discos e roda de conversa sobre álbuns clássicos. O visitante pode levar seu disco e participar.
À tarde acontece show com a banda Adelayde, com tributo as bandas Led Zeppelin e Black Sabbath.
De revolução tecnológica a item obsoleto, o vinil deu a volta por cima e tornou-se objeto de culto. Mais do que isso: hoje é um ícone pop.
Os discos de vinil vêm crescendo em vendagens constantemente desde a virada do século, quando estavam quase extintos. As ameaças vieram dos CDs (compact discs) e depois dos arquivos e compartilhamentos de música em formato MP3 pela internet.
Mas então surgiu um verdadeiro movimento para recuperar esta plataforma. Não existe uma explicação fácil para este culto. Mas algumas pistas são que os chamados “bolachões” conseguem atingir frequências que outras mídias e formatos de registro não conseguem. Os LPs (long plays) também são mais palpáveis. É quase um ritual olhar a arte da capa, ver as letras, coisa que se perdeu muito com os CDs. “Saudosismo” também é uma palavra que pode explicar este retorno.
Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 – Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos
Fonte: https://www.portoferreira.sp.gov.br