Na segunda-feira (09/09) a Secretaria de Cultura de Porto Ferreira, representada pelo secretário Régis Radael Berretta e pelo chefe de Seção de Preservação do Patrimônio Histórico-Cultural de Porto Ferreira, Vinicius Carlos da Silva, estive presente no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, para o lançamento do programa Juntos Pela Cultura, do Governo do Estado.
No evento estiveram presentes o governador João Doria, o secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado, Sérgio Sá Leitão, o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e mais de 400 prefeitos e secretários de Cultura representando suas respectivas cidades, a convite do governador.
O programa Juntos Pela Cultura visa estabelecer parcerias entre o Estado de São Paulo e os municípios, a fim de realizar uma série de eventos, tais como a Virada SP, Circuito SP, Tradição SP, Revelando SP e + Gestão SP. A proposta do governo estadual é realizar chamadas públicas nas quais as prefeituras possam inscrever seus próprios projetos e pleitear parte dos R$ 12,5 milhões que o Governo do Estado destinou à iniciativa.
Para o secretário de Cultura de Porto Ferreira, Régis Radael Berretta, o projeto irá ajudar no fomento de diversas iniciativas culturais, com enfoque para a autonomia das cidades frente ao Estado. “Porto Ferreira já se inscreveu no projeto Juntos pela Cultura e agora é trabalhar para que possamos disputar parte desse dinheiro para nossas atividades”, disse Berretta.
Já o historiador e chefe de Seção de Preservação do Patrimônio Histórico-Cultural de Porto Ferreira, Vinicius Carlos da Silva, destacou: “O projeto Juntos Pela Cultura confere mais autonomia às cidades participantes, que poderão selecionar os projetos mais adequados à realidade do munícipio. Nesse viés municipalista da atual gestão do Governo do Estado, as cidades com mais empenho e dedicação tendem a se destacar, quadro no qual a atual gestão do secretário de Cultura de Porto Ferreira se enquadra perfeitamente. Nosso trabalho será feito de maneira coletiva e a Seção de Preservação do Patrimônio fará sua parte na elaboração de projetos com maior sustância. Estamos otimistas e, com certeza, colheremos os frutos dessa parceria em um futuro próximo”, afirmou Vinicius.
Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 – Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos