Mais um projeto idealizado pela equipe técnica do Solar foi realizado com sucesso.
A ideia partiu da gerontóloga Gabriele Ibanhes Peripato, que trabalha no Solar na área administrativa. Sem possuir recursos suficientes para concretude do passeio, Gabriele contou com ajuda da diretoria do Solar, de voluntários e colaboradores que não mediram esforços para que houvesse êxito na aspiração. E houve. Desta forma, na terça-feira do 17 de setembro de 2019, os idosos do Solar foram a um passeio com direito a eclusa em Barra Bonita.
O passeio fluvial a barco pelo rio Tietê, é uma oportunidade para navegar confortavelmente em uma jornada com duração de três horas aproximadamente.
“Sem palavras. Passeio maravilhoso. Não poderia ser melhor, relatou Manoel, 65 anos, morador do Solar desde 01 de março de 2013”.
Com o intuito de conceder aos idosos do Solar um momento diferenciado, de muita descontração e realização de sonhos, com uma proposta revigorante, o passeio propôs despertar aos próprios idosos o interesse pela vida.
“Espetacular, afirmou a eufórica Hercília, 90 anos, moradora do Solar desde 08/08/2014”. A idosa completou garantindo que o passeio foi lindo, que sempre quis conhecer o lugar e nunca pôde. Agora, o Solar pôde realizar este sonho”.
Gabriele relata que tinha a finalidade de mostrar que os mesmos não são esquecidos e limitados para atividades somente no âmbito institucional e municipal. Para ela, atividades como esta mostra para a sociedade que o idoso institucionalizado não está em situação de abandono ou que possui seus desejos ignorados.
A partir da sua inserção à Instituição de Longa Permanência, a mesma torna-se somente sua nova casa, um local que possui regras e uma metodologia diferenciada, tendo em vista a moradia coletiva em que os idosos possuem a garantia de seus direitos sociais.
Segundo Gabriele para realizar passeio assim, é necessária interação e contato de toda a equipe multidisciplinar da instituição, visto que todos os idosos são avaliados de acordo com as suas condições psicossociais e físicas para a realização deste passeio, além de possíveis situações e precauções que devem.
Ela conclui agradecendo a diretoria, equipe técnica, voluntários, colaboradores e todos aqueles que estiveram envolvidos diretamente e indiretamente na concretude deste projeto, que foi realizado com muito sucesso.
Fonte: Alex Magalhães Rocha