Dentre os meses de agosto e setembro deste ano, o Museu Histórico e Pedagógico Professor Flávio da Silva Oliveira, realizou uma série de visitas guiadas sobre a Revolução Constitucionalista de 1932. O material, emprestado pela Fundação Pró-memória de São Carlos, foi trabalhado através de um exercício de educação patrimonial realizado pelo Historiador e Chefe de Seção de Preservação do Patrimônio Histórico-Cultural de Porto Ferreira, Vinicius Carlos da Silva.
Ao todo, estiveram presentes nas apresentações mais de 400 pessoas, em especial alunos de escolas públicas e entidades como o CREAS e CRAS do município. Além destas, escolas particulares, ongs e associações também foram convidadas e/ou manifestaram interesse na atividade, não podendo participar, infelizmente, por questões de agenda. Outro ponto que merece ser destacado foi a participação da comunidade ferreirense, uma vez que a faculdade Asser e ao Grupo Ideal cederam as estruturas e materiais para que ocorresse a exposição, respectivamente.
O Secretário de Cultura Régis Radael Beretta afirmou que “os números da exposição demonstram como ela foi um sucesso. Buscar incentivar parcerias com a comunidade e com outras instituições culturais e históricas da região nos ajudam a realizar um trabalho de maior sustância. Gostaria aqui de agradecer as empresas envolvidas, a Fundação Pró-memória de São Carlos, as equipes das escolas e aos alunos”, ressaltou o mesmo.
Já o palestrante e condutor da atividade, Vinicius Carlos da Silva, acredita que “desde cedo devemos realizar trabalhos de educação patrimonial com nossos jovens. A presença maciça das escolas do município (09 ao todo) e a participação entusiasmada dos jovens durante os 14 dias de evento, demonstram que estamos no caminho certo. Queremos estreitar os laços com as demais secretarias, em especial, a Secretaria de Educação, a qual devemos agradecer o apoio. Também gostaria de aproveitar o espaço para agradecer ao Sr. Carlos Eduardo Romano, da Asser e Sra. Regiane Alves Pinto do Grupo Ideal pelo apoio a este projeto de sucesso. Que venham outros num futuro próximo”.
Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 – Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos