A Secretaria de Cultura de Porto Ferreira vai receber no próximo final de semana (dias 26 e 27/10) uma oficina sobre filosofia moderna, ministrada pelo mestrando em Filosofia Marcelo Vieira.
A oficina ocorrerá no sábado e domingo, às 14 horas, na Secretaria de Cultura (rua Dona Balbina, 769, Centro) e é direcionada a maiores de 17 anos de idade. Serão apenas 15 vagas.
As inscrições são online e podem ser feitas no seguinte endereço: https://forms.gle/nbDAqUBTChxLY7jb7
Pretende-se nesse minicurso introduzir o inscrito ao pensamento filosófico moderno a partir de René Descartes (1596 – 1650), que é considerado o pai da filosofia moderna. Serão identificadas e analisadas questões centrais e os problemas constitutivos da modernidade, por meio da leitura e discussão da obra mais famosa de Descartes: “Discurso do Método” (1637).
Nessa obra será observado, além de outras coisas, o estatuto positivo da “dúvida”. A “dúvida” é o passo inicial da filosofia cartesiana, mas ela não é um fim em si mesma. A dúvida cartesiana exige uma prova indubitável, algo que resista a ela. Ou seja, uma verdade firme, certa. E a primeira verdade a que Descartes chegou ficou eternizada na célebre fórmula: “Eu penso, logo existo” (“Je pense, donc je suis”).
O oficineiro Marcelo Vieira atualmente é mestrando no programa de pós-graduação em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Moderna; pesquisa o fundamento da filosofia crítica na Crítica da Razão Pura (1781/ 1787) de Immanuel Kant.
Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 – Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos







