Na internet, à disposição de qualquer cidadão, encontra-se uma cartilha de fácil leitura. É o Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação que tem como tema: “Higiene e segurança nas escolas”.
É um material antigo, editado em 2008, pelo governo federal através do Ministério da Educação. O módulo desse curso é fundamental para os gestores da área da Educação.
Um bom programa de saneamento e higiene escolar deve incluir o uso e a manutenção adequada das instalações, assim como a melhoria das instalações sanitárias dos equipamentos municipais, principalmente no entorno – passeio público e via pública –, por onde passam todos os dias os alunos, professores, pais, responsáveis e demais cidadãos.
E qual a nota que pode ser atribuída ao atual administrador da cidade considerando suas obrigações como gestor de todos os equipamentos públicos que atendem à Educação: ZERO, NOTA ZERO!
Na avaliação feita pelo site Porto Ferreira Hoje, considerando a reportagem publicada há um ano (o leitor pode acessar o link no fim do texto), o prefeito está mal avaliado por não conseguir fazer o dever de casa. Portanto, não passou de ano: está REPROVADO.
De acordo com a cartilha, o entorno da escola deve ser conservado limpo, como exemplo para a comunidade. Todos deviam prenunciar, em coro: “Xô mato, xô entulho!”. Mas o que se vê é um total descaso por parte da Prefeitura.
Em 2018, precisou a reportagem do PFHJ denunciar que o mato invadiu o calçamento no entorno da Emef “Professor Bráulio Teixeira” para que fossem tomadas as providências. Veja https://www.portoferreirahoje.com.br/noticia/2018/04/23/prefeitura-exige-da-populacao-cuidado-com-o-passeio-publico-mas-da-mau-exemplo-na-emef-do-cristo/
Doze meses se passaram e o problema persiste lá no bairro do Cristo. A situação voltou a ser a mesma, com a vegetação cobrindo totalmente o passeio público, fazendo meninos e meninas terem que andar pelo asfalto, colocando em risco suas vidas.
Há casos semelhantes no Salgueiro, na Vila Maria, no Independência e outros bairros. Isso é ou não é incompetência?Tem o fator segurança dentro da Área Escolar que não pode ser esquecido. E uma coisa tem a ver com a outra.
O prefeito dá mau exemplo aos alunos e à população. Como não existe mais segunda época e a lei não permite progressão continuada para o cargo, Rômulo vai ter que enfrentar as urnas. Só que o eleitor não aguenta mais tanto desmazelo.