Na sessão de terça-feira (29/10), o vereador Ismael da Silva (DEM) apresentou o Requerimento nº 439/2019 solicitando informações e documentos relacionados à empresa LN Transportes. O parlamentar já havia feito outros requerimentos sobre a empresa, inclusive o de número 430/2018 sobre as más condições dos ônibus.
“Quero fazer menção a esse requerimento, parece novela, vocês podem até perguntar ‘de novo Ismael?’ Sim, novamente estou eu aqui falando da empresa LN Transportes. Vou começar um processo investigativo quanto a essa empresa”, afirmou Ismael da Silva.
O vereador disse que a empresa parece uma piada devido a sua desorganização. “Estou requerendo cópia da contratação dos motoristas para saber se eles têm o curso de motorista coletivo, porque segundo a informação que recebi não têm”, apontou.
Outro ponto destacado pelo parlamentar sobre a empresa foi o seu sucateamento. “Não tem condições, é inadmissível aceitar esses ônibus rodando do jeito que estão. Pneus carecas e vidros quebrados. Minha preocupação maior é com essas crianças” relatou Ismael da Silva.
Ao pontuar os problemas da empresa, o vereador disse estar fazendo a sua função. “Estou aqui pra fiscalizar, coube a mim e votaram em mim. Eu estou aqui requerendo e desde já vou apontar. Eu não aceito a renovação com essa empresa. Não pode ser, não é possível uma coisa dessa.”
Ismael da Silva declarou que vai esperar as respostas para dar segmento. “Porque tem muita coisa ainda ilegal que a empresa vem prestando”, finalizou o vereador.
O vereador Gideon dos Santos (PSD) parabenizou Ismael da Silva pela propositura e disse que irá subscrever o requerimento. “Essa empresa é alvo de críticas e não é de hoje. Ônibus com pneus carecas e ônibus um pouco velho. Precisamos de uma frota boa na cidade. Infelizmente, cobramos, cobramos e cobramos, mas não obtemos êxito”, ressaltou.
O parlamentar disse que as cobranças que fazem são em nome dos pais que colocam seus filhos dentro do transporte escolar. “Não tenho nada a falar do transporte público municipal, mas esse terceirizado está deixando a desejar. Eu sempre falei nessa Casa de Leis que o serviço terceirizado é o serviço de menor qualidade”, detalhou.
“Eu acho que está na hora de entrar no ônibus e pedir para parar de trabalhar se estiver com o pneu careca, porque se você, como cidadão que paga seus impostos, está com seu pneu careca, você é penalizado por isso, então quem presta serviço para a população ferreirense tem que andar dentro da legislação de trânsito”, concluiu Gideon dos Santos.
Outro vereador que tem acompanhado algumas situações em relação a empresa é Sérgio de Oliveira (DEM). “Há poucos dias acabou o óleo doônibus na frente de uma das escolas do município. Teve que chamar um outro ônibus para ir buscar as crianças”, esclareceu.
Sérgio de Oliveira indagou o porquê de o Poder Executivo não ter tomado nenhuma atitude até o momento. “Não estou conseguindo entender, será que vão esperar acontecer o pior com o aluno, vai esperar acontecer uma catástrofe para depois tomar uma atitude. Não é possível que somente nós estamos enxergando essas coisas”, questionou o vereador.
Ele pediu para que essa informação seja levada até o prefeito. “Não espere acontecer umacatástrofe para depois falar, porque vai acontecer. Os ônibus estão em péssimas condições e eu também espero que não renove o contrato com essa empresa e que se tome uma atitude antes que aconteça alguma catástrofe.”
O vereador Alessandro Bertazi (PSDB) também parabenizou Ismael da Silva pelo requerimento. “Como foi dito pelos colegas, entende-se que essa empresa, ao longo deste ano, não vem cumprindo com suas obrigações. Para prevenirmos de qualquer problema que possamos ter futuramente, esperamos que a secretária de Educação, professora Cláudia, junto como prefeito rômulo Rippa tomem as providências necessárias o mais rápido possível”, sugeriu.
Alessandro Bertazi lembrou que o contrato foi fechado com a administração passada e que desde o seu início teve situações que não agradavam o município. “Várias reclamações já haviam acontecido, depois quis dar uma equilibrada e agora estamos ouvindo reclamação. Esgotou-se os diálogos e a empresa não vai resolver estes problemas corriqueiros. Então que se faça umanova licitação,que se rompa com esse contrato para evitar problemas futuros”, finalizou.
Já o vereado Élcio Arruda (MDB) afirmou que desde que voltou à Câmara no início do ano tem conversado sobre a empresa. “Parece que os problemas continuam, os problemas persistem. Na última semana, eu me deparei com um ônibus quebrado. Outro dia o ônibus estava parado distante de onde pega as crianças”, indicou.
Ele também falou sobre o estado deplorável dos ônibus. “Acho que a manutenção preventiva não está sendo feita, poissão vidros quebrados, pneus carecas, vários desses ônibus em estado que não poderiam estar transportando nossas crianças e nós, como vereadores, temos quepreservar pela integridade física delas”, ressaltou o parlamentar.
Outro ponto que ele disse que deve ser observado é o ano dos ônibus. “Se não me engano, tem uma lei, a lei de licitação, que fala que o ônibus deve ter um período máximo que pode ser utilizado para poder transportar pessoas”, resumiu dizendo que acredita que a maioria dos ônibus está acima desse prazo.
Élcio Arruda também pediu pelo rompimento do contrato. “Eles estão empurrando com a barriga e nenhuma atitude mais séria tem sido tomada, pelo menos não que seja do conhecimento nosso e se alguma atitude foi tomada pela administração municipal que nos mande no seu requerimento para sabermos”, concluiu.
O presidente da Câmara, vereador Gustavo Braga (PTB) também parabenizou Ismael da Silva pela matéria. “Com a sua permissão vou subscrever, o assunto é importante.Pela relevância do assunto, parabéns pela matéria”, declarou.
O requerimento foi aprovado pela maioria dos vereadores, constando a ausência do vereador Marcelo Ozelim (PSDB). A matéria será encaminhada para a resposta do Poder Executivo Municipal.
Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Ferreira