Na última semana, uma monitora da Creche Jonas Martins Teixeira, da rede pública de ensino, apresentou o relato de seu projeto “Gêneros Textuais e suas Funções Sociais”, que foi realizado com uma das turmas da maternal da referida unidade de ensino.
No projeto, para cada gênero textual, foram elaboradas situações experimentais e você pode conferir o relato completo da monitora Priscila Gouveia logo abaixo, além de algumas fotos ao lado.
Confira:
TEMA: GÊNEROS TEXTUAIS E SUAS FUNÇÕES SOCIAIS.
PÚBLICO ALVO: MATERNAL II A e B
Idealização: Priscila Gouveia
Realização da proposta:
Adriana Becassi
Benê Berti
Fernanda Stoppa
Priscila Gouveia
RELATO – Monitora Priscila Gouveia
O projeto "Gêneros textuais e suas funções" teve como nascente a reflexão sobre a prática pedagógica. O que ensinar para as nossas crianças? Como ensinar? E por que aprender?
Pautado em objetivos da BNCC, o projeto foi escrito com flexibilidade a fim de garantir um olhar sensível para as vivências de nossas crianças, bem como as curiosidade, interesses, necessidades e desejos.
Durante o percurso vivenciamos ricas experiências que desenvolveram habilidades e competências, proporcionando, também, a aprendizagem significativa.
Sendo assim, o que ensinar para as nossas crianças? Que a escrita é um meio de comunicação na sociedade. Como ensinar? Envolvendo nossas crianças no mundo letrado, de maneira significativa. E por que aprender? Para ampliar o repertório cultural de letramento, percebendo as funções da escrita em nossa sociedade.
Partindo do olhar sensível às vivências das crianças, trabalhamos com: Folheto de mercado; Cartaz; Poema/Poesia; Receita; Livros, revistas e gibis e; Convite.
Em todas as propostas tivemos momentos onde as crianças expressaram seus conhecimentos prévios e construíram novas informações quanto ao gênero em evidência. E, para cada gênero textual, foram elaboradas situações experimentais.
Com a proposta "Folheto de Mercado", na brincadeira simbólica, montamos um cenário de mercado com embalagens vazias que foram coletadas durante algumas semanas. Nesta brincadeira as crianças usaram o folheto de mercado para identificar o que iriam comprar. Na sequência, entraram no cenário "mercado" e realizaram suas compras, assumindo papéis simbólicos durante a brincadeira (sou o papai/ sou a mamãe/ estou comprando coisas para meu filho).
Na proposta "Cartaz" aprendemos que este costuma ser uma "folha grande" que expressa informações às pessoas. Partindo desse conceito, confeccionamos cartazes com parlenda, poesia e poema. Cada cartaz teve seu valor significativo com sequência didática. Cecília Meireles e Vinícius de Moraes fizeram parte desse repertório.
Quanto à proposta "Receita", aprendemos o passo a passo de uma salada de frutas e tivemos como experimento a realização da salada. Recorremos ao folheto de mercado a fim de procurarmos quais frutas usaríamos nesse experimento. Após a decisão de quais frutas comprar, fomos ao mercado. O caminho nos reservou ricas aprendizagens e conosco estiveram a Guarda Municipal. Depois de comprarmos as frutas, tivemos o tão esperado momento: realização da salada. Participativas, as crianças descascaram frutas, cortaram com a ajuda da Professora, espremeram laranjas e degustaram. A salada de frutas teve sabor de "quero mais".
Na proposta "Livros, revistas e gibis", aprendemos sobre a variedade de leituras. E que há um lugar específico para encontrarmos todos os assuntos que desejarmos ler… A Biblioteca! E foi assim que conhecemos a Biblioteca Municipal. Um passeio que semeou sementes em pequeninos corações, já trazendo resultados.
E, por fim, encerramos com a proposta "Convite". O que é convite? Para que serve? O que deve ter em um convite?
Nossa experiência com o convite foi direcionada aos Coletores de lixo, visto que, tínhamos como intenção retribuir a atenção e o carinho dos Coletores para conosco. Afinal, todas as vezes que passavam em frente a nossa creche, espalhavam alegria e adaptaram uma buzina para anunciar sua passagem.
Após aprendermos sobre o gênero, as crianças verbalizaram frases para compor um convite de café da manhã aos Coletores de lixo. Foi lindo e emocionante – as frases verbalizadas, a entrega do convite e o café da manhã – repletos de carinho recíproco.
Encerrar o projeto com este convite tão especial, foi o mesmo que fechar com chave de ouro!
Alinhado aos objetivos da BNCC o projeto "Gêneros textuais e suas funções" cumpriu sua proposta em oferecer às crianças oportunidades de se envolverem com o mundo letrado, de maneira significativa. Bem como, favorecer à formação humana de nossas crianças.