MONITORA ELABORA PROJETO PEDAGÓGICO EM CRECHE MUNICIPAL

Na última semana, uma monitora da Creche Jonas Martins Teixeira, da rede pública de ensino, apresentou o relato de seu projeto “Gêneros Textuais e suas Funções Sociais”, que foi realizado com uma das turmas da maternal da referida unidade de ensino.

No projeto, para cada gênero textual, foram elaboradas situações experimentais e você pode conferir o relato completo da monitora Priscila Gouveia logo abaixo, além de algumas fotos ao lado.

Confira:


TEMA: GÊNEROS TEXTUAIS E SUAS FUNÇÕES SOCIAIS.

PÚBLICO ALVO: MATERNAL II A e B

Idealização: Priscila Gouveia

Realização da proposta:

Adriana Becassi

Benê Berti

Fernanda Stoppa

Priscila Gouveia

RELATO – Monitora Priscila Gouveia

O projeto "Gêneros textuais e suas funções" teve como nascente a reflexão sobre a prática pedagógica. O que ensinar para as nossas crianças? Como ensinar? E por que aprender?

Pautado em objetivos da BNCC, o projeto foi escrito com flexibilidade a fim de garantir um olhar sensível para as vivências de nossas crianças, bem como as curiosidade, interesses, necessidades e desejos.

Durante o percurso vivenciamos ricas experiências que desenvolveram habilidades e competências, proporcionando, também, a aprendizagem significativa.

Sendo assim, o que ensinar para as nossas crianças? Que a escrita é um meio de comunicação na sociedade. Como ensinar? Envolvendo nossas crianças no mundo letrado, de maneira significativa. E por que aprender? Para ampliar o repertório cultural de letramento, percebendo as funções da escrita em nossa sociedade.

Partindo do olhar sensível às vivências das crianças, trabalhamos com: Folheto de mercado; Cartaz; Poema/Poesia; Receita; Livros, revistas e gibis e; Convite.

Em todas as propostas tivemos momentos onde as crianças expressaram seus conhecimentos prévios e construíram novas informações quanto ao gênero em evidência. E, para cada gênero textual, foram elaboradas situações experimentais.

Com a proposta "Folheto de Mercado", na brincadeira simbólica, montamos um cenário de mercado com embalagens vazias que foram coletadas durante algumas semanas. Nesta brincadeira as crianças usaram o folheto de mercado para identificar o que iriam comprar. Na sequência, entraram no cenário "mercado" e realizaram suas compras, assumindo papéis simbólicos durante a brincadeira (sou o papai/ sou a mamãe/ estou comprando coisas para meu filho).

Na proposta "Cartaz" aprendemos que este costuma ser uma "folha grande" que expressa informações às pessoas. Partindo desse conceito, confeccionamos cartazes com parlenda, poesia e poema. Cada cartaz teve seu valor significativo com sequência didática. Cecília Meireles e Vinícius de Moraes fizeram parte desse repertório.

Quanto à proposta "Receita", aprendemos o passo a passo de uma salada de frutas e tivemos como experimento a realização da salada. Recorremos ao folheto de mercado a fim de procurarmos quais frutas usaríamos nesse experimento. Após a decisão de quais frutas comprar, fomos ao mercado. O caminho nos reservou ricas aprendizagens e conosco estiveram a Guarda Municipal. Depois de comprarmos as frutas, tivemos o tão esperado momento: realização da salada. Participativas, as crianças descascaram frutas, cortaram com a ajuda da Professora, espremeram laranjas e degustaram. A salada de frutas teve sabor de "quero mais".

Na proposta "Livros, revistas e gibis", aprendemos sobre a variedade de leituras. E que há um lugar específico para encontrarmos todos os assuntos que desejarmos ler… A Biblioteca! E foi assim que conhecemos a Biblioteca Municipal. Um passeio que semeou sementes em pequeninos corações, já trazendo resultados.

E, por fim, encerramos com a proposta "Convite". O que é convite? Para que serve? O que deve ter em um convite?

Nossa experiência com o convite foi direcionada aos Coletores de lixo, visto que, tínhamos como intenção retribuir a atenção e o carinho dos Coletores para conosco. Afinal, todas as vezes que passavam em frente a nossa creche, espalhavam alegria e adaptaram uma buzina para anunciar sua passagem.

Após aprendermos sobre o gênero, as crianças verbalizaram frases para compor um convite de café da manhã aos Coletores de lixo. Foi lindo e emocionante – as frases verbalizadas, a entrega do convite e o café da manhã – repletos de carinho recíproco.

Encerrar o projeto com este convite tão especial, foi o mesmo que fechar com chave de ouro!

Alinhado aos objetivos da BNCC o projeto "Gêneros textuais e suas funções" cumpriu sua proposta em oferecer às crianças oportunidades de se envolverem com o mundo letrado, de maneira significativa. Bem como, favorecer à formação humana de nossas crianças.

Fonte: https://www.portoferreira.sp.gov.br/

Compartilhar

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas

Rádio

Cotação Diária

BRL/USDR$5,4
BRL/EURR$6,33
BRL/BTCR$675.138,13
BRL/ETHR$24.112,08
17 ago · CurrencyRate · BRL
CurrencyRate.Today
Check: 17 Aug 2025 21:05 UTC
Latest change: 17 Aug 2025 21:00 UTC
API: CurrencyRate
Disclaimers. This plugin or website cannot guarantee the accuracy of the exchange rates displayed. You should confirm current rates before making any transactions that could be affected by changes in the exchange rates.
You can install this WP plugin on your website from the WordPress official website: Exchange Rates🚀
Edit Template

Sociais

Youtube

*Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação ou de seus controladores.

*Proibida a reprodução total ou parcial, cópia ou distribuição do conteúdo, sem autorização expressa por parte desse portal.