A Seção de Mobilidade Urbana (SMU) interditou ao trânsito nesta quarta-feira (22/01) um trecho da avenida Comendador Assad Taiar para execução das obras de construção do canteiro central.
O trecho interditado vai da rua Jean Gabriel Villin (esquina da Igreja de São Jorge) até a rua João Colucci (rua do Solar dos Jovens de Ontem).
A interdição de trechos da avenida para as obras havia sido descartada num primeiro momento. Porém, de acordo com o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, coronel Márcio Simplício, mesmo com equipe de sinalização da SMU de plantão para orientação e implantação de sistema “pare-e-siga”, houve muitos casos de desrespeito por parte de condutores de veículos nesta terça-feira (21), quando se iniciou o serviço de retirada de asfalto do local onde será construído o canteiro.
As obras do canteiro central encerram as benfeitorias de um convênio que o município assinou com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) em 2018, no valor de R$ 644 mil, que contemplou várias intervenções de mobilidade urbana dentro do Programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. Os recursos foram intermediados pelo então deputado estadual Marco Vinholi (PSDB), atual secretário estadual de Desenvolvimento Regional.
Antes da revitalização, a avenida era um dos locais com maiores índices de acidentes de trânsito, inclusive com registro de vítimas fatais. Portanto, as intervenções como o recapeamento, o alargamento da vida (readequação geométrica), a construção de passeios públicos, de redutores de velocidade, a sinalização e, agora, o canteiro central, visam principalmente permitir a fluidez do trânsito com segurança.
Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 – Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos
Fonte: https://www.portoferreira.sp.gov.br/