O vereador Alan João (PSB) fez uso da palavra livre final, na 1ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (27/01), para falar sobre acontecimentos ocorridos durante o recesso parlamentar.
“Primeira sessão ordináriadesse exercício de 2020, também ano eleitoralna esfera municipal tanto parao Legislativo como para o Executivo. Tende aser um ano bastante caloroso nasquestões políticase importante para os eleitores e para osrepresentantes”, iniciou o parlamentar.
Após desejar um excelente ano, Alan João falou sobre as tratativas que foram feitas a respeito do projeto de lei que versa sobre o Plano de Carreira e Estatuto dos Profissionais da Educação. “Eu acompanhei a audiência pública que teve semana retrasa junto com um grupo deprofessores via internet, já quefoi transmitido, e, a posteriori, algunscolegas vereadores também me passaramalgumas discussões que ocorreram durante a audiência.”
Para o vereador, o projeto precisa ser bem discutido antes de ser votado. “É um projetoque trata acima de tudo de questõesfinanceiras orçamentárias, dequestões muito técnicas e mistura-se com direitos fundamentais deuma categoria tão importante para odesenvolvimento de uma sociedade”, afirmou Alan João.
A votação só deve ocorrer, segundo o parlamentar, quando a categoria estiver pacificada. “Não digo na opinião porque asopiniões podem divergir eisso é saudável dentro da democracia, masem relação às dúvidas já que pairammuitas dúvidas entre os colegas e acategoria.”
Alan João disse que trocou mensagens com alguns professores durante o recesso para que pudesse elaborar emendas que contribuíssem para a melhoria do projeto. “Penso sim em ampliar essa discussão nodia da votação aqui na Câmara haja vistaque o regimento interno da casa permite as emendas também no dia davotação do projeto”, explicou.
Outro assunto abordado pelo vereador foi sobre o processo de geminação entre a cidade de Porto Ferreira e a cidade de Ílhavo em Portugal. “Aqui no Brasil já iniciaram osprocedimentos e processos de geminaçãoque seria o intercâmbio comercial e cultural entre uma cidadeaqui do país com uma cidade noestrangeiro.”
O vereador se reuniu com o presidente da Câmara de Ílhavo, Fernando Caçoilo, e, como Portugal é uma república parlamentarista, o presidente da Câmara é o responsável pelo Executivo Municipal. “Marqueiessa reunião no ano passado e levei um material aqui a respeito de Porto Ferreira. Ílhavo também é umacidade de cerâmica, de louças, lá temuma grande empresa muito famosa não sóem Portugal como também em vários países”, detalhou Alan João.
Será um processo a longo prazo, mas que pode resultar em bons frutos para a cidade. “O intuito é que PortoFerreira tenha um pouco mais de ligação com Ílhavo. A cidade estáfazendo já um procedimento de geminaçãocom Cabo Frio, no Rio de Janeiro, então Porto Ferreira ficou ainda nesse nessa segundaopção, vai ser o segundo procedimento.”
Na reunião, Alan João também recebeu materiais de Ílhavo, inclusive um livro que será doado à Biblioteca Municipal. “Agradeço de antemãoao Fernando que me recebeu muitíssimo bem, aos funcionários da Câmara de lá também que me receberam muito bem. Nós marcamos areunião por e-mail, não tinha nenhum contatopara poder fazer essa ponte e mesmoassim fui muito bem recebido”, agradeceu.
O intuito do processo de geminação é culminar, nos próximos anos, e geração de emprego, renda, qualificação profissional tanto para os trabalhadores de Porto Ferreira quanto para os de Ílhavo.
Alan João também contou que, durante sua estadia na Europa, pôde conversar e entrevistar um representante da ala jovem do Partido Liberal da Alemanha, em parceria com o Jornal do Porto. “Eu não vou tratar muito doassunto porque nós queremos darexclusividade para o Jornal do Porto nahora da publicação da matéria, mas foi muito bacana, muitointeressante.”
Também foi dado ao representante material de apresentação da cidade de Porto Ferreira. “Pude aprender um pouco para trazer outros projetos para a cidade que vão agregar nofuturo daqui, conhecendo outras tecnologias eoutros projetos públicos principalmentena questão do transporte público, hajavista que a Alemanha é referência no assunto”, completou.
Encerrando sua palavra, Alan João informou sobre a conquista de sua inscrição na Ordem dos Advogados de Portugal. “É uma questão profissional, mas tambémpode me auxiliar muito na parte legislativa. Demorou mais ou menos 8 mesestodo esse procedimento. Para mim, profissionalmente, é um ganhoimportante e na questão legislativa também espero um avanço significativo, que isso seja convertido nointeresse público, em projeto melhoreselaborados e que possam atingir melhor omunicípio”, finalizou o vereador.
Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Ferreira