No momento em que o mundo inteiro se preocupa em lavar as mãos para evitar a contaminação pela Covid-19, um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que, em 2019, 6,1 milhões de domicílios brasileiros não contavam com abastecimento regular de água, isso representa cerca de 18,4 milhões de pessoas. A análise ainda mostra que, no período, 1,6 milhão de casas não contava com banheiro de uso exclusivo dos moradores.
Apesar dos dados nacionais, felizmente, a situação em Porto Ferreira é diferente. Com os serviços de saneamento concedidos a BRK Ambiental desde 2011, a concessionária é responsável por tratar 15.000.000 milhões de litros de água diariamente, atendendo 55.400 pessoas, além de tratar 75% do esgoto.
“Garantir os serviços de água e esgoto para a população se tornou ainda mais essencial nos dias de hoje. Nossas equipes estão diariamente em campo para garantir o funcionamento dos sistemas de abastecimento e de tratamento de esgoto. Temos o compromisso de levar o saneamento para a toda a população, e com isso proporcionarmos uma melhoria na saúde e qualidade de vida da população”, reforça Fernando Mangabeira, diretor da BRK Ambiental em Porto Ferreira.
Na região, mais do que garantir o abastecimento de água, a concessionária trabalha também para reduzir o índice de perdas. No Brasil, em média, 38% de toda a água captada no país se perde em vazamentos, ligações clandestinas e falhas de leitura de hidrômetro, são desperdiçados 6,5 bilhões de m³ de água, volume equivalente a mais de 7 mil piscinas olímpicas.
Em Porto Ferreira, a BRK Ambiental reduziu o índice de perdas para 32,2% no último ano. Na prática, 977,3 milhões de litros de água foram preservados desde o início da concessão, sendo que 197, 7 milhões foram preservados só entre 2018 e 2019. Com o volume preservado total é possível abastecer 13.574 pessoas por 1 ano, ou seja 24,68 % do município de Porto Ferreira.
Essa redução é resultado do trabalho contínuo que a concessionária realiza no município. Entre as principais ações executadas em 2019, estão a instalação de dez equipamentos hidráulicos em pontos estratégicos nas redes de distribuição de água. A iniciativa tem a finalidade de equalizar a pressão da água, evitando possíveis rompimentos na rede de distribuição de água.
Em 2020, a BRK Ambiental vai prosseguir com o trabalho para redução do índice de perdas no município. Estão previstas ações para instalação de outras unidades de equipamentos hidráulicos responsáveis por equalizar a pressão e macromedidores em diversos pontos da rede de distribuição de água.
“O controle de perdas é um fator de grande relevância em uma operação de saneamento básico, minimizar esse desperdício significa oferecer água de qualidade para um número ainda maior de pessoas. Por isso, investimos em tecnologia para buscar formas de identificar e corrigir vazamentos com mais agilidade”, explica o diretor.
Por Nathalai Lopes Comunicação Regional SP