O vereador Gideon dos Santos (Democratas) foi um dos parlamentares a falarem na palavra livre final, durante a 22ª Sessão Ordinária realizada na segunda-feira (22/06). O assunto abordado foi a segurança dos servidores públicos diante da pandemia do coronavírus.
Com os 86 casos confirmados na segunda-feira, o parlamentar pediu atenção para o assunto. “Há uma preocupação muitograndenão só deste vereador, masacredito de todos osvereadores e dapopulação. Somos procurados todos os diaspor cidadãos que chegam e nos questionam sobre a situação das UTIs no município.”
Para Gideon dos Santos, Porto Ferreira está regredindo no controle da pandemia. “Achávamos que estávamos com a pandemia um poucocontrolada, no caminho certo, mas o vírusveio e está se disseminando em nossomunicípio”, declarou.
No início de maio, o vereador apresentou o Requerimento nº 157/2020 questionando o Executivo se houve prejuízo no atendimento ao público pelos serviços municipais com a redução dos horários de atendimento.
“Quando voltou o horário normal, fuiprocurado por alguns servidores quetêm contato direto com o cidadão. Sabemos que algumassecretarias tem que tero atendimento no horário correto, semprejuízo. Questionei nesse requerimento se algum cidadão reclamou, se foi mal atendido”, informou Gideon dos Santos.
Segundo o vereador, a resposta veioque não houve prejuízo. “Seráque não está na hora de voltarmos a atender da mesma forma?O cidadão ferreirenseestá passando portodos os locais e sabemos que muitas vezes sem conscientização e até mesmo falta preocupação com o próximo, muitas pessoassem máscaras”, salientou.
Com a falta de prevenção do cidadão, há a disseminação do vírus. “Eu solicitei para que a gentevoltasse a redução. Solicitei ao Executivoque leve ao comitê da COVID-19 para ver seconsegue reduzir esse horário para osservidores. Isso é proteção do servidor, todos os servidoresprecisam ser protegidos nesse momentoporque ele é a cara do cidadão.”
Como não houve prejuízo ao adotar o horário reduzido, Gideon dos Santos salienta a importância de que seja adotado novamente. “Que volte ao horárioreduzido para estar atendendo ao cidadão desde que o serviço não sejaprejudicado. Sabemos que está tendo um bomatendimento, todo mundo está sendo bemrecebido nessassecretarias”, afirmou.
“Temosservidores de todas as secretarias o diatodo expostos na rua trazendo riscopara sua saúde e dos seus familiares queestão em casa. Estamos aqui falando daqueles que estão diretamente lidandocom a população, principalmenteservidores que trabalham o dia todona rua lidando com público ouconversando ou atendendo”, pontuou o parlamentar.
Para finalizar, Gideon dos Santos disse ser necessária uma grande preocupação porque o vírus não é brincadeira. “Nós vimos que os leitos de UTI estão ocupados com umconfirmado e dois suspeitos e nóstemos que desde já começarmos a nos preocuparpara não chegarmos em uma calamidade em PortoFerreira porque se chegarmos a esse ponto só Deuspor nós”, concluiu.
Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Ferreira