Criada por lei municipal em março deste ano, com base em anteprojeto de lei apresentado pelo vereador Alan João Orlando, a Semana Carla Regina Calícia será realizada todos os anos no mês de junho, pela Secretaria de Saúde de Porto Ferreira, trazendo uma discussão sobre a importância da doação de órgãos.
Este ano, por conta da pandemia de covid-19, as ações presenciais que estavam previstas para a semana precisaram ser canceladas. No entanto, foi gravado um vídeo, disponibilizado nas redes sociais da Prefeitura, com depoimentos sobre o tema e também lembrando a figura da professora Carla Regina Calícia, que faleceu ainda jovem, no mês de setembro de 2019.
No vídeo, o vereador Alan João conta como se deu o processo de aprovação do projeto, enquanto a filha de Carla, Marina, fala sobre as dificuldades que a família passou para realizar um transplante de fígado e a importância de conscientizar as pessoas sobre este problema. A professora Carla chegou a fazer o transplante, um mês antes de falecer, mas teve complicações e não conseguiu se restabelecer.
“A gente teve a ideia de desenvolver um projeto que abordasse esse tema que é a doação de órgãos. Haja vista que a Carla ficou durante anos na fila de espera e talvez, se tivesse conseguido esse transplante de fígado mais depressa, ela não tivesse essas complicações no pós-cirúrgico”, disse o vereador Alan João.
“A sociedade tem vários tabus referentes a este tema, e a ideia do projeto é tirar esses dogmas negativos que existem sobre a doação de órgãos na sociedade brasileira”, completou.
Os objetivos da Semana Carla Regina Calícia são: estimular a discussão no âmbito familiar sobre o desejo de ser ou não um doador de órgãos; promover ações educacionais dirigidas a profissionais de saúde sobre o tema transplante de órgãos; organizar campanhas de esclarecimento para a população, disponibilizando informações claras e específicas sobre os conceitos básicos de morte encefálica, doação de órgãos, custo de doação, aparência do corpo após a retirada de órgãos, aspectos éticos, entre outras orientações.
Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 – Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos