Univesp: Projeto valoriza aprendizado de História e Geografia no Ensino Fundamental

As estudantes de Pedagogia, do polo de Lençóis Paulista, Amanda Lopes, Andressa da Silva, Daiany Tanamachi, Jaqueline Aguilera, Liciane Mansano e Maria Jussara da Silva, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), apresentaram no último semestre o Projeto Integrador (PI) “Formação Docente: uma estratégia para trabalhar o ensino geo-histórico no ensino fundamental”.

O trabalho, com tutoria de Gabriele Martins de Camargo, tem a proposta de despertar nos docentes a relevância da História e da Geografia na formação dos alunos, além de criar estratégias para atualizar, por meio da tecnologia, o ensino das matérias.

O desenvolvimento da iniciativa surgiu após a equipe enviar o questionário “A importância do estudo das disciplinas de Ciências Humanas na visão do professor dos anos iniciais” a coordenadores pedagógicos de escolas públicas de Bauru, município próximo ao polo.

Métodos

Na pesquisa, foi identificado que muitos educadores poderiam aperfeiçoar os conteúdos das aulas de História e Geografia com a utilização de novos métodos de ensino, como a tecnologia, e apresentação de temas atuais às crianças.

De acordo com o relatório final do PI, “a despretensão em abordagens que envolvam essas disciplinas, pode impossibilitar ao aluno a percepção de sujeito ativo na construção histórica, assim como distanciar a identificação de costumes e culturas advindas de diferentes povos”. Para alterar esse cenário, as estudantes criaram um curso online de formação docente continuada, como alternativa para atualização das práticas pedagógicas.

O material foi elaborado no Google Sites, ferramenta estruturada de criação de wikis e páginas da Web. Foram inseridas informações sobre o curso de capacitação, com a disponibilidade do Módulo 1- Os desafios do ensino geo-histórico na escola contemporânea, com duas horas de duração. O tema convida o docente a refletir sobre o momento atual da sociedade, o novo perfil do professor e o uso de tecnologias nesse panorama.

Videoaula COVID-19

Outra ação produzida para o primeiro módulo do curso foi uma videoaula sobre a COVID-19. A apresentação tem informações referentes ao coronavírus, povos, culturas e costumes alimentares da China, e comparação com outra pandemia, em diferentes espaços e tempos.

Para o grupo, adaptar-se ao novo cenário é fundamental para que a educação não seja prejudicada. “Reinventar e utilizar novos métodos de ensino é imprescindível para que, ainda em meio à pandemia, o profissional docente possa desenvolver seu papel com excelência, o que reflete nos alunos, aumentando a possibilidade de tornarem-se agentes de mudanças positivas no futuro”, destacam as estudantes.

Fonte : Portal do Governo do estado de SP – https://www.saopaulo.sp.gov.br/

Compartilhar

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas

Rádio

Cotação Diária

BRL/USDR$5,4
BRL/EURR$6,33
BRL/BTCR$600.100
BRL/ETHR$24.111,16
17 ago · CurrencyRate · BRL
CurrencyRate.Today
Check: 17 Aug 2025 20:05 UTC
Latest change: 17 Aug 2025 20:00 UTC
API: CurrencyRate
Disclaimers. This plugin or website cannot guarantee the accuracy of the exchange rates displayed. You should confirm current rates before making any transactions that could be affected by changes in the exchange rates.
You can install this WP plugin on your website from the WordPress official website: Exchange Rates🚀
Edit Template

Sociais

Youtube

*Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação ou de seus controladores.

*Proibida a reprodução total ou parcial, cópia ou distribuição do conteúdo, sem autorização expressa por parte desse portal.