Na hora de tomar banho, escovar os dentes, lavar louças, carro e quintal, você pensa na quantidade de água consumida para essas atividades? Sabe avaliar se é um consumo adequado ou se está gerando desperdícios? O atual período de estiagem vivenciado em toda a região de Porto Ferreira reforça a importância dessas questões e da adoção de hábitos de consumo consciente.
O município está há pelo menos seis meses sem chuvas significativas. A última chuva ocorreu há 180 dias, mas sem um volume expressivo. Em tempos de estiagem (normalmente entre abril e setembro) é fundamental o compromisso de todos com hábitos de consumo que evitem desperdícios.
A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira, informa que o nível do manancial de captação do município ainda está dentro do esperado para os períodos mais secos do ano. A escassez de chuva, no entanto, chama a atenção e exige cuidados quanto ao consumo de água.
“A captação de água bruta em Porto Ferreira é feita no rio Mogi Guaçu que, atualmente, está com nível em 0,60 m, o que é considerado situação de alerta. Já a produção de água está dentro do previsto para o período, que é uma média de 190l/s. Ainda que o nível do manancial não esteja crítico, é de extrema importância que os ferreirenses se mantenham atentos em relação aos hábitos de consumo de água”, explica Fernando Mangabeira, Diretor da BRK Ambiental em Porto Ferreira.
Buscando orientar a população sobre o consumo consciente de água neste período de estiagem, a BRK Ambiental reforça alguns hábitos práticos para serem aplicados no dia-a-dia:
- Cronometre o banho – Um banho de 15 minutos pode gastar até 135 litros de água. Se você reduzir o tempo embaixo do chuveiro para cinco minutos, apenas 45 litros serão utilizados. Portanto, o ideal é optar por banhos rápidos, que durem o tempo necessário para fazer a higienização do corpo. Além disso, para potencializar a economia, desligue o chuveiro ao lavar o cabelo e ao se ensaboar.
- Feche a torneira ao escovar os dentes – As torneiras também são grandes responsáveis pelo desperdício. Escovar os dentes e lavar o rosto e as mãos com a torneira aberta pode representar um gasto de 12 litros de água. Por isso, feche-as bem sempre que não estiver usando a água.
- Ensaboe todas as louças de uma só vez – Antes de lavar a louça, retire os restos de comida com o apoio de um guardanapo ou toalha de papel e ensaboe todas de uma só vez, com a torneira fechada. Depois, faça o enxágue. Outra dica é lavar os utensílios menos engordurados primeiro. Assim, a gordura não se espalha para os outros itens.
- Limite o uso da máquina de lavar – O ideal é usar a máquina sempre cheia e em ciclos completos de lavagem. Para isso, acumule mais roupas para lavar tudo de uma vez. Alguns eletrodomésticos mais modernos também oferecem um modo econômico, que gasta até 30% menos água e energia.
- Reduza a frequência ou o tempo de lavagem do quintal – Antes de iniciar a lavagem do quintal, remova com a vassoura as folhas de árvores e o excesso de sujeira. Isso trará uma grande economia de água.
- Reduza a frequência ou modo de lavagem do carro. Substitua a mangueira por um balde, que a economia de água é certa.
- Cubra a piscina com uma lona quando não a estiver usando. A alta temperatura e a baixa umidade relativa do ar provocam mais evaporação, fazendo com que se use mais água para completar o nível da piscina.
A BRK Ambiental disponibiliza a seus clientes um portal de notícias com dicas e informações sobre o tema. Acesse www.consumoconsciente.brkambiental.com.br.
Por Natalai Lopes Comunicação Regional SP