Parque Estadual de Porto Ferreira anuncia reabertura para visitantes a partir de 12 de outubro entrada somente sob agendamento prévio
O Parque Estadual de Porto Ferreira encontra-se fechado para visitação desde o dia 21 de março em decorrência das restrições determinadas por decreto estadual n° 64881 de 22 de Março para controle da pandemia da Covid-19.
A reabertura do parque para visitação pública e pesquisas científicas foi avaliada cuidadosamente sob planejamento específico para garantir a continuidade do cumprimento das orientações sanitárias para minimização do risco de exposição dos visitantes, funcionários e da biodiversidade em geral.
Assim, foi decidido que o retorno da visitação será feita de forma gradual. Inicialmente o parque estará aberto seguindo um protocolo de segurança adotado a todos os parques do estado.
- Horário de funcionamento reduzido: de segunda à sexta-feira, das 10h às 16h;
- O visitante terá acesso à trilha das Árvores Gigantes, quiosques e sanitários.
- Aferição de temperatura: pessoas em estado febril, acima de 37,8º graus, não poderão entrar no parque;
- Permitida a prática de atividades físicas ao ar livre como corrida e caminhada na trilha, sempre respeitando o distanciamento social de 1,5m entre as pessoas;
- Aumento da frequência de limpeza e desinfecção das áreas;
- Guias, faixas e cartazes serão fixados em pontos estratégicos para orientação dos visitantes;
- O uso de máscaras será obrigatório;
- Totens com álcool gel em pontos estratégicos (entradas, centros de recepção e sanitários);
- Restrição para uso de bebedouros sem copos ou garrafas. Recomendamos o uso de garrafas de água e squeezes individuais;
- Monitores ambientais abordarão os frequentadores para orientar que evitem aglomerações.
Sobre o Parque
O Parque Estadual de Porto Ferreira (PEPF) possui 611,55 hectares e a área pertencia à Fazenda Santa Mariana.
A fazenda foi adquirida pelo governo do estado de São Paulo em 1962. Dentre as finalidades de sua criação inclui-se a preservação de um número significativo de espécimes vegetais centenários e/ou ameaçados de extinção como frondosos jequitibás, cedros e perobas.
O PEPF apresenta importantes ambientes, como o Cerradão, a Floresta Estacional Semidecidual com suas belas árvores gigantes e a mata ciliar do Rio Mogi Guaçu, o principal rio da região. A Unidade de Conservação protege diferentes habitats que servem como importante refúgio para espécies animais como o lobo-guará, tamanduá-bandeira, veados, macacos-prego, tucanos, assim como para aproximadamente 700 espécies de plantas.
A visita ao Parque Estadual Porto Ferreira, com a caminhada pelas trilhas, permite ao visitante conhecer a vegetação original que havia antes da chegada dos colonizadores na região. Um lugar diferente que necessita ser protegido e conhecido.
É necessário adquirir o ingresso com antecedência de pelo menos um dia. https://ingressosparquespaulistas.com.br/parques/pe-porto-ferreira/
Para mais informações:
E-MAIL: pe.pferreira@fflorestal.sp.gov.br
TELEFONE: (19) 99828-5906
ENDEREÇO: Rodovia SP-215, km 89, Porto Ferreira (Zona Rural)