As fortes chuvas registradas nesta época do ano trazem com elas problemas para a infraestrutura urbana do município, como alagamentos e danos diversos provocados por enxurradas. Nos últimos dias foram inúmeras as ocorrências registradas em Porto Ferreira devido às chuvas.
Contribuem para potencializar os estragos bueiros entupidos devido ao excesso de lixo deixado nas ruas e outros tipos de resíduos sólidos, como restos de construção, terra, areia etc.
Justamente para evitar estes problemas, a Prefeitura está agindo em duas frentes. Uma delas é intensificar a zeladoria e o serviço de limpeza. A outra é aumentar a fiscalização sobre os depósitos irregulares de resíduos sólidos.
Objetos encontrados e que bloqueiam o escoamento da água pluvial chamam a atenção para a necessidade de colaboração por parte de toda população. Os mais variados tipos de objetos, desde grandes móveis até mesmo um papel de bala que alguém joga ao chão, com o tempo vão se acumulando e evitando que ocorra o escoamento da água das chuvas.
Com a obstrução, a água transborda das galerias de águas pluviais e chega até as casas e vias, causando alagamentos, enchentes e catástrofes. A Secretaria de Infraestrutura, Obras e Meio Ambiente, responsável pela limpeza e zeladoria, faz um apelo para que as pessoas não joguem lixo nas ruas e em locais inadequados.
Outros gestos simples, como instalação de lixeiras, deixando o lixo inacessível ao ataque de animais em busca de alimentos, o plantio de áreas verdes e jardins para minimizar o fluxo de água, entre outras atitudes neste sentido contribuem para que o bueiro não seja entupido.
Num trabalho preventivo, o setor de Fiscalização de Posturas da Prefeitura de Porto Ferreira já havia expedido mais de 1 mil notificações para limpeza de imóveis apenas de janeiro até o final de agosto.
Os telefones para denúncias sobre infrações ao Código de Posturas são: (19) 3589-5237 / 5247.
Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos – Prefeitura de Porto Ferreira