Jivago de Lima Lanzoni mostrou sua vocação para a arte ainda aos seis anos de idade, ao fazer desenhos para a sua avó Luzia. 28 anos mais tarde, o artista ferreirense tem uma bagagem recheada de experiências e obras. Como tatuador, criou vínculos com pessoas famosas e chegou a tatuar atores e atrizes como Paulinho Vilhena e Paolla Oliveira. Enquanto como grafiteiro, produziu grandes trabalhos. Alguns destes, podem ser vistos pelos moradores de Porto Ferreira.
Ainda criança, Jivago sentiu interesse por arte e por personagens ilustres da cidade. “Sempre gostei de ser diferente”. Mas além disso, o interesse por tatuagem surgiu cedo em sua vida. Em entrevista, o artista de 34 contou que por mais de duas décadas colecionou todas as revistas de tatuagem possíveis. Desta maneira, logo aos 14 anos, se tornou tatuador, carreira a qual seguiu por 18 anos.
Aos 34 anos, o tatuador morou em São Paulo, Rio de Janeiro e até na Califórnia, estado localizado no oeste dos Estados Unidos. Em terras estadunidenses, Jivago trabalhou com alguns nomes famosos. O ferreirense tatuou Paulinho Vilhena e chegou a fazer um flyer para uma turnê de Marcelo D2. Além destes, com a ajuda de um agente, conseguiu contato com alguns surfistas, e tatuou Filipe Toledo.
Após tantos anos como tatuador, Jivago focou no grafite. Um de seus principais objetivos era grafitar grandes prédios. Além disso, atualmente, o artista também pretende produzir mais desenhos digitais para animações e jogos. Ao ser questionado sobre suas maiores inspirações, o ferreirense mostra sua ligação com a criança de seis anos, que fazia desenhos da Mônica para a avó Luzia. “Na verdade, eu costumo dizer que sou mais arteiro do que artista. Porque tudo que envolve trabalho manual eu tenho um pouco de facilidade”.
*Eduardo Statuti: Graduando em Comunicação Social – Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei. Escritor no Torcedores.com desde 2019. Contatos: eduardo_silva1986@outlook.com ; ou https://www.linkedin.com/in/eduardo-statuti-9703241a1/