Em 14 de dezembro, a Rede Gerando Falcões vai inaugurar quatro novas unidades aceleradas no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Guaianases e Guarulhos, totalizando 18 unidades aceleradas.
O programa tem como objetivo apoiar e desenvolver, por meio de aporte financeiro e monitoramento contínuo, o líder e sua unidade, para alavancar sua capacidade de impacto nas favelas, contribuindo para que os projetos atendidos se organizem quanto à estrutura, organograma, recursos humanos, marketing, controle orçamentário, estratégias de captação de recursos, plano de inovação e parcerias estratégicas.
As novas unidades aceleradas são a ONG Fortini (Minas Gerais), o Instituto Entre o Céu e a Favela (Rio de Janeiro), o Instituto Sonhar Alto (Guarulhos/SP) e o Instituto Izaias Luzia (Guaianases/SP). Os projetos proporcionam acesso à cultura, esporte, educação, desenvolvimento pessoal, profissional e social a crianças e jovens das comunidades onde estão localizados.
"Junto com as unidades aceleradas, queremos estimular o protagonismo, a mobilização e a articulação comunitária. Tornar a periferia referência em cultura, arte, esporte, educação, superação social e cases de sucesso. A filosofia africana Ubuntu norteia o nosso trabalho. Uma palavra com muitos significados, mas que resumidamente quer dizer ‘eu sou porque nós somos’", afirma Edu Lyra, fundador e CEO da Gerando Falcões.
Após a formação das lideranças sociais das unidades aceleradas por meio do programa de aceleração, os líderes estão chegando para uma nova etapa, que é o nosso programa de formação continuada. A ONG atua no desenvolvimento de seis pilares centrais: habilidades socioemocionais, expertise de favela, expertise do setor privado, políticas públicas, tecnologia e inovação.
Em 2020, o programa de formação continuada começou com sete unidades e hoje já conta com 18. Nos próximos três anos, a Rede Gerando Falcões pretende ter até 100 instituições nesse processo de formação.
Por Assessoria de Imprensa – Paula Marinho – paula.marinho@gbr.com.br – Cláudia Campos – claudia.campos@gbr.com.br