Janeiro Branco – Em tempos de pandemia, a saúde mental foi tratada à distância

Janeiro é o mês dedicado à saúde mental. O movimento Janeiro Branco foi criado no Brasil em 2014 e tem o objetivo de chamar a atenção para as questões relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas. Diante desse desafio, duas tendências ficaram em evidência durante a pandemia de Covid-19.

A primeira delas é que é preciso cuidar muito da saúde mental, mesmo depois que a essa fase passar. A segunda é que muitas das coisas que eram feitas presencialmente deixaram de exigir a presença física, inclusive consultas médicas. A união desses dois fatores tornou a telemedicina uma ferramenta poderosa para que durante os tempos mais difíceis as pessoas tenham o apoio necessário.

A Doctoralia (www.doctoralia.com.br), maior plataforma de agendamento de consultas do mundo, registrou, entre março e dezembro de 2020, cerca de 600 mil consultas por vídeo agendadas. Dessas, 120 mil foram com psicólogos e psiquiatras.

"No início da pandemia o número de atendimentos diminuiu, mas em seguida começou a aumentar muito. Até tive meses em que não consegui dar conta de tanta demanda e tive que encaminhar", conta a psicóloga membro da Doctoralia, Luísa Negrão de Moura (https://www.doctoralia.com.br/luisa-negrao-de-moura/psicologo/curitiba).

Atualmente, todos os atendimentos da especialista são online e, segundo ela, a única diferença entre o atendimento presencial e online é o fato de ter uma tela entre paciente e terapeuta. "Mas em termos de qualidade e dinâmica de atendimento, é exatamente a mesma. Até com algumas vantagens de, por exemplo, o paciente estar no conforto da sua casa, não necessitar de deslocamento e liberdade para escolher profissionais de qualquer região", diz Luísa.

Esse aumento na procura por atendimento, segundo a psicóloga, teve causa direta no isolamento social imposto pela Covid-19. Além da preocupação da saúde como um todo, houve uma valorização, ou conscientização, sobre a saúde mental. "Ativou também nossos instintos de sobrevivência, então o autocuidado também se tornou algo mais presente na vida das pessoas".

Durante a pandemia, as demandas comuns predominaram nos atendimentos, como as dificuldades de relacionamento, conflitos familiares, tristeza e ansiedade. "Um ponto importante também a se ressaltar é que a pandemia trouxe mais fortemente o que a gente chama de ansiedade de doença, que nada mais é o medo de adoecer ou morrer", revela a psicóloga.

Sobre a perspectiva pós-pandemia, Luísa já começa a notar uma mudança de comportamento em seus pacientes. "Agora eu vejo as pessoas mais adaptadas à nova realidade, tentando trazer planos pro futuro, falando mais sobre isso. Vejo um futuro com muito mais valorização à saúde mental. E a minha percepção é que a procura por psicoterapia só tende a aumentar".

Sobre a Doctoralia

Doctoralia é uma empresa do Grupo DocPlanner – presente em 12 países – responsável por atender 35 milhões de pacientes e processar mais de 3 milhões de agendamentos de consultas por mês. Atualmente, possui mais de 2 milhões de profissionais de saúde em sua base, com um total de 4 milhões de avaliações de pacientes. A companhia foi fundada em 2012 na Polônia e agora possui uma equipe de 1.400 funcionários nos escritórios de Varsóvia, Barcelona, Istambul, Roma, Bolonha, Cidade do México e Curitiba.

Com a missão global de tornar a experiência em saúde mais humana, fornece sem custo para os pacientes agendamentos e avaliações de consultas médicas através de seu marketplace.

Por meio da ferramenta de telemedicina que integra o software médico, promove a realização de consultas online, prontuário eletrônico e prescrição digital de medicamentos. Além disso, o sistema SaaS (Software as a Service) possibilita que médicos e clínicas otimizem a gestão e o fluxo de pacientes. Todos os profissionais recebem suporte da equipe de assessores responsável por guiá-los na transformação digital de suas práticas.

Já o TuoTempo, do mesmo grupo, é um sistema de relacionamento com o paciente, ou CRM (Customer Relationship Management), que conta com um conjunto de funcionalidades e possibilidades de personalização para elevar a experiência oferecida por instituições de saúde, como hospitais e clínicas de grande e médio porte.

Por LLYC – Ariane Salles –  asalles@llorenteycuenca.com  – E-mail: doctoralia-spa@llorenteycuenca.com  

Compartilhar

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas

Rádio

Cotação Diária

BRL/USDR$5,42
BRL/EURR$6,39
BRL/BTCR$602.422,22
BRL/ETHR$13.831,12
06 jul · CurrencyRate · BRL
CurrencyRate.Today
Check: 06 Jul 2025 17:05 UTC
Latest change: 06 Jul 2025 17:00 UTC
API: CurrencyRate
Disclaimers. This plugin or website cannot guarantee the accuracy of the exchange rates displayed. You should confirm current rates before making any transactions that could be affected by changes in the exchange rates.
You can install this WP plugin on your website from the WordPress official website: Exchange Rates🚀
Edit Template

Youtube

*Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação ou de seus controladores.

*Proibida a reprodução total ou parcial, cópia ou distribuição do conteúdo, sem autorização expressa por parte desse portal.