Planejar ainda é necessário: quem planeja tem mais chance de superar crises e ter resultados

O ano de 2020 surpreendeu a todos. A pandemia revelou um cenário de tensão. As medidas de isolamento social adotadas para impedir o contágio do novo coronavírus acabaram impactando muitos setores, especialmente o comércio. Foi preciso deixar de lado as tradições e se adaptar ao mercado.

Essa nova realidade nos deixa uma grande lição: daqui para a frente, as mudanças serão ainda mais constantes. E é frente às muitas dúvidas sobre o futuro que o planejamento se faz tão necessário para obter resultado e saber onde se quer chegar. Um bom planejamento pode ser visto como um grande aliado da empresa na tarefa difícil que é passar por uma crise econômica. Afinal, é por meio dele que se é possível realizar projeções dos desafios e, assim, evitar ao máximo sofrer grandes impactos.

Um planejamento eficaz facilita entender como manter as atividades em funcionamento e crescer de maneira sustentável, principalmente no decorrer de uma crise econômica. Mas e se novos acontecimentos mudarem todo o planejamento?

Um bom planejamento começa a partir do mapeamento da situação atual. Por isso, conheça bem o seu mercado de atuação, os hábitos dos seus clientes e, principalmente, a concorrência. Separei algumas ações que podem contribuir para o seu planejamento, que vão desde longo a curto prazo:

Pesquisar: o profissional responsável pelo planejamento tem que estar sempre à procura de novas ideias e dados. Isso vai além de pesquisar na internet, é necessário viver a realidade dos consumidores, observar os seus gostos e quais produtos os satisfazem.

Otimizar e agilizar processos: a otimização de processos é importante porque ajuda a empresa a agilizar os processo e avaliar, pensando em formas melhores de realizar o trabalho. Possibilita a identificação e eliminação de erros e desperdícios, além de gerar mais agilidade para a execução dos projetos. Agilidade é um fator cada vez mais importante nas empresas. 

Planejar todas as ações: Além de traçar um planejamento anual, é preciso focar nas pequenas ações da marca. A cada campanha ou lançamento de um novo produto, faça um planejamento específico. Sim, mesmo com pandemia, o planejamento continua válido. Vimos uma aceleração do planejamento. Isto não significa mudá-lo completamente. As marcas que tinham uma agenda de Transformação Digital aceleraram os processos, pois as pessoas estão mais abertas a adotar novos hábitos.

Identifique possíveis cenários: atentar-se a todos os fatores que estão acontecendo no mercado e as tendências da área para que consiga prever variações. Essa é uma prática relevante para a tomada de decisões corretas. Estudar constantemente tende a se tornar uma rotina.

As pessoas e empresas têm procurado entender as mudanças de comportamento e como se antever às futuras alterações. A essência do planejamento está relacionada ao ato de pensar, observar e analisar. Isso, tenho certeza, nunca deveremos deixar de fazer. Enquanto a sua marca estiver viva será preciso se preparar. O planejamento é a chave para uma boa execução.

* Por Fernanda Figueiredo – publicitária e pós-graduada em Marketing Digital. Faz parte da equipe de Planejamento na Quattromani Propaganda.

Fonte: Mariana Cruz – mariana@agenciaera.com.br

Compartilhar

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas

Rádio

Cotação Diária

BRL/USDR$5,58
BRL/EURR$6,49
BRL/BTCR$619.955,56
BRL/ETHR$20.975,94
20 jul · CurrencyRate · BRL
CurrencyRate.Today
Check: 21 Jul 2025 00:05 UTC
Latest change: 21 Jul 2025 00:00 UTC
API: CurrencyRate
Disclaimers. This plugin or website cannot guarantee the accuracy of the exchange rates displayed. You should confirm current rates before making any transactions that could be affected by changes in the exchange rates.
You can install this WP plugin on your website from the WordPress official website: Exchange Rates🚀
Edit Template

Sociais

Youtube

*Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação ou de seus controladores.

*Proibida a reprodução total ou parcial, cópia ou distribuição do conteúdo, sem autorização expressa por parte desse portal.