O vereador de Porto Ferreira Dr. Pedro de Melo (PSL) fez, na última sessão realizada na segunda-feira (25/01), o Requerimento nº 16/2021 solicitando informações ao chefe do Executivo Ferreirenses, Rõmulo Rippa sobre o recebimento e usso das verbas estaduais e federais repassadas para a pandemia e para os procedimentos no atendimento à população nesta segunda onda de COVID-19 no município.
Segundo o parlamentar, é de suma importância as verbas destinadas para a saúde no município. “Por isso necessitamosestar a par de todas as verbas federais eestaduais que foramremetidas a Porto Ferreira e comoestão sendo aplicadas”, iniciou Dr. Pedro Melo durante a discussão do requerimento.
“Além disso, estamos noque chamamos de segunda onda e a teremos independente de vacinação. A vacinação será por escalonamento deidades,degrupos de risco e até toda a população de Porto Ferreira ser vacinada levará, no mínimo, até o mês de junho ou, talvez, entre no segundo semestre”, ressaltou sobre o início da vacinação.
Para que toda a população seja vacinada, depende do envio das vacinas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde. “Portanto é necessário que nós tenhamos umacolhimento e tratamento da melhorqualidade para os nossos munícipes.”
Dr. Pedro Melo relatou que há diferenças no tratamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e de convênios médicos. “Venho aquiperguntar aos senhoresvereadores qual a diferença de um ser humano quetem convênio médico realizar atomografia computadorizada para odiagnóstico de uma doença gravíssima nasegunda semana de evoluçãoe o paciente do SUS não tero direito a esse exame”, questionou.
Como médico, o vereador disse não ser possível que um paciente tenha tratamento diferente. “Isso não pode ocorrer. Se todo mundohoje luta para termos igualdade socialna nossa saúde, igualdade não existe. E eu vou utilizar desta tribuna todas as vezes para defender o que o SUS pode oferecerpara o paciente. O SUS é universal e, portanto, não é justo.”
“Estou falando em igualdade no atendimento e, para isso, não só a tomografia comodiversos outros exames deverão serintroduzidos ao usuário do SUS da mesmamaneira que ospacientes de convênios médicos”, finalizou Dr. Pedro Melo.
O requerimento foi aprovado por todos os vereadores e será encaminhado para a resposta do Executivo Municipal no prazo regimental de 15 dias úteis.
Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Ferreira