“Muito importante, é um sinal de esperança, declara a enfermeira Maria Eduarda do Solar dos Jovens de Ontem, sem disfarçar a emoção”. A fala, "da enfermeira – chefe do Solar, conota bem o que espera o ser humano do século XXI, no início de 2021, quando uma série de vacinação contra a COVID-19 começou a ser anunciada pelo mundo.
Em Porto Ferreira, a Secretaria de Saúde tem atendido ao cronograma da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e do Ministério da Saúde, de vacinação contra a doença pandêmica.
Mediante esse critério, os primeiros a serem vacinados foram os grupos prioritários, que são profissionais da área de saúde e instituições de longa permanência para idosos.
Ao Solar dos Jovens de Ontem, foram destinadas neste primeiro momento 66 doses da Astrazeneca Oxford/Fio Cruz, para funcionários e internos. “Tanto para os funcionários, moradores e familiares que estão na expectativa desta vacinação, hoje foi um grande dia. Todos querem viver a vida de antes. Portanto, tudo se resume em felicidade, pois assim estavam todos os idosos no momento da vacinação", completou Maria Eduarda.
Seguindo o cronograma da vacinação, a segunda dose está prevista para 26 de abril de 2020. Até lá, os profissionais do Solar afirmam que vão continuar mantendo os mesmos cuidados e protocolos, pois a conquista deste 29 de janeiro de 2021 representa apenas 50% da tão esperada vitória.
“Esta definição de vitória, traduz a luta em que o Solar travou contra a COVID-19 em 2020 e continua em 2021, até que finalmente consigamos enxergar a luz que almejamos. Continuaremos mantendo os cuidados redobrados, pois ainda estamos diante de um inimigo que tem ceifados muitas vidas. E como sabemos que os moradores do Solar fazem parte do grupo prioritário, continuaremos engajados no trabalho de preservar vidas, tendo Deus como o autor e consumador da nossa esperança. O serviço prestado ao nossos idosos, em nenhum momento mudará o foco", define Waleska, enfermeira RT da instituição.
A alegria e esperança que contagiaram os funcionários e moradores do Solar, também contagiou a diretoria da instituição que vem realizando um esforço conjunto para que todo o trabalho realizado seja mantido em excelência, como metodologia e ideologia da instituição.
“Agradecemos ao prefeito municipal, a Secretaria de Saúde na pessoa da Secretária Vera Visoli, a Edel e Ana Carolina que realizam com muito brilho o serviço de vacinação. Em nome da diretoria, gostaria de ressaltar a importância deste momento e felicitar a conquista parabenizando os profissionais envolvidos", completa a gestora Égly.