A Secretaria de Educação de Porto Ferreira realizou nos dias 27 e 28 de janeiro o I Ciclo de Formação, voltado para os profissionais das creches, atendentes de desenvolvimento infantil e equipe gestora da rede municipal de ensino.
A primeira atividade formativa aconteceu na quarta-feira (27/01), às 14 horas, via Youtube, com a palestra “Práticas e Possibilidades para Creche: Algumas Contribuições”, e contou com a participação da professora Michele Varotto Machado.
Michele é mestre e doutora em Educação pela UFSCar e professora da Educação Infantil na rede municipal de São Carlos e da Unicep/São Carlos. No encontro, ela abordou a importância de recordar a infância e o papel do professor nessa questão, que irão interferir diretamente na forma em que a criança irá se desenvolver e lidar com as questões exteriores. E, para isso, existem quatro pilares fundamentais na formação e que envolvem o trabalho da creche: cuidar, educar, brincar e interagir.
A professora Michele ainda finalizou a formação agradecendo a presença de todos e reforçando que as práticas e possibilidades desenvolvidas nas creches, seja no ensino remoto ou presencial, são importantes e refletem na vida e formação das crianças.
A segunda atividade formativa aconteceu na quinta-feira (28/01), nos períodos da manhã e tarde, pela plataforma do Google Meet. A palestra, ministrada pela professora Janice Antonini Montalvão, teve como tema “A importância do movimento para as crianças”.
Janice é professora especializada em Psicopedagogia e Educação Especial e graduada em Educação Física e Pedagogia. Na conversa, ela destacou a importância das atividades lúdicas e motoras no desenvolvimento das crianças e os malefícios que a falta desse movimento pode causar.
Os exercícios para o desenvolvimento físico e social funcionam como estímulo para o cérebro e o desenvolvimento de habilidades como a organização espacial e o equilíbrio. A professora explicou que a falta dessa prática na vida das crianças pode não só afetar a capacidade física, como a psicológica e o sistema imunológico.
O ato de brincar e estar em contato com outros ambientes torna-se uma troca de experiência e aprendizado para essas crianças e, a longo prazo, colabora com o progresso em outras habilidades futuras, a socialização e evita o aparecimento precoce de doenças crônicas.
Para encerrar a formação, a professora Janice passou algumas dicas e exemplos de brincadeiras que podem ser trabalhadas.
A Secretaria de Educação agradece a participação de todos no I Ciclo de Formação e deseja um bom retorno a todos nesse início remoto.
Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos – Prefeitura de Porto Ferreira