Com a pandemia de Covid-19, as doações de sangue caíram vertiginosamente, o que se agrava ainda mais com o decreto de lockdown da cidade. Por conta disso, o estoque do Hemonúcleo Regional de Araraquara está em níveis críticos.
Solicitamos socorro da população, inclusive das pessoas já acometidas pela Covid-19 há mais de 30 dias, das quais além dos hemocomponentes habituais, podem ser fracionados o plasma convalescente usado no tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19.
A doação é segura e deve ser feita através de agendamento pelo telefone ou whatsapp (16) 33016102 das 7:10 às 16h de segunda feira. Atendemos com medidas de distanciamento e todos os protocolos de segurança, os horários disponíveis para a coleta são das 7:10 ao 12h.
É seguro doar sangue?
SIM! inclusive, a sua doação é fundamental! Estamos seguindo todas as recomendações necessárias para manter nosso ambiente seguro durante a pandemia:
- Limitamos o acesso de doadores (agora é necessário agendar sua visita);
- Aumentamos a distância entre doadores e estamos realizando a limpeza de todos os ambientes, poltronas e objetos a cada doação;
- Todos os colaboradores estão devidamente instruídos e aptos para o que você precisar.
Quais situações impedem a doação de sangue?
- Se você estiver resfriado ou apresentar sintomas parecidos com o da gripe;
- Se você teve contato com infectados ou casos suspeitos do novo coronavírus está inapto por 30 dias;
- Se viajou recentemente ao exterior, está inapto por 30 dias;
- Se ingeriu alimentos gordurosos nas últimas duas horas ou bebidas alcoólicas nas 12h anteriores à doação;
- Se tiver mais de 60 anos e se for a primeira doação;
- Se toma algum tipo de medicamento, deve avisar
- Se fez algum procedimento cirúrgico, dentário, estético, piercing ou tatuagem deve avisar pois terá que aguardar de 3 a 6 meses.
Fui vacinado, posso doar?
Pode doar, porém atento ao prazo após a vacina:
- Vacina de sarampo: 30 dias; –
- Vacina Covid-19: Butantan 48 horas; Fiocruz/Oxford: 7 dias.
Por CACH HEMOTERAPIA – cap.hemonucleo.aqa@gmail.com e agenciatransfusional@hospitaldonabalbina.com.br