O Solar dos Jovens de Ontem lançou na terça-feira, 16, uma campanha de conscientização sobre a importância e as maneiras de colaborar com a instituição.
O vídeo de apresentação, uma animação produzida pelo Solar, explica de modo didático as formas de colaboração: através da declaração do imposto de renda, do cadastro da Nota Fiscal Paulista e da doação do cupom fiscal para a entidade.
As doações não geram gastos ou despesas para o doador e colaboram financeiramente com instituições de Assistência Social, Educação, Saúde e Proteção Animal.
Acompanhe o passo a passo para cada uma delas:
- Declaração do Imposto de Renda
Para realizar a doação por meio da Declaração do Imposto de Renda, o contribuinte deverá selecionar o modelo completo e preencher o valor a ser destinado para a Instituição no momento do preenchimento. Depois é preciso imprimir o Darf e realizar o pagamento até o prazo de entrega da declaração. Neste caso, é possível destinar até 3% para o Fundo do Idoso. O valor doado será abatido no Imposto e em caso de saldo a restituir, também será possível realizar a doação para o Fundo.
- Cadastro da Nota Fiscal
Para realizar a doação direta mediante o cadastro da Nota Fiscal Paulista, basta que o interessado acesse o sistema da Nota Fiscal, no site da Fazenda, ou o aplicativo da Nota Fiscal. Após isso, é necessário selecionar o termo “Doação automática com CPF” e preencher o nome da instituição beneficiária. Desta forma, toda vez que se pedir CPF na nota, a doação vai diretamente para a instituição selecionada.
- Doação do Cupom Fiscal
Para realizar a doação mediante a entrega do cupom fiscal, basta que consumidores e comerciantes separem os cupons fiscais, preferencialmente sem o CPF registrado, e entreguem na sede da instituição.
Mais informações:
Páginas – Nota Fiscal Paulista
Nota Fiscal Paulista – Apps no Google Play
Saiba como doar parte do Imposto de Renda a projetos sociais
*Por Felipe Lamellas – Jornalista (UNESP); Graduando em História (MACKENZIE) e Idealizador do Porto de Memórias