No início da noite de quarta-feira, 17, foi desencadeada uma “Operação Piracema Integrada” envolvendo policiais militares ambientais do 1º Pelotão da 7ª Cia. do 1º BPAmb e do 4º Pelotão da 4º Cia. do 4º BPAmb, na jusante da barragem da Aratu, do Rio Mogi Guaçu, entre os municípios de Pirassununga, Porto Ferreira e Santa Rita do Passa Quatro.
Duas embarcações náuticas foram utilizadas, a Emb – 04482, com o Sargento PM Oliveira e Cabo PM Cássio, tendo no apoio terrestre o Cabo PM Rogério, e a outra embarcação com os Cabos PMs Ezequiel e Melo, tendo no apoio terrestre, o Cabo PM Mafra.
A ação foi compreendendo o período noturno e com o propósito de coibir crimes ambientais no tocante à pesca no período da Piracema, no trecho do rio Mogi Guaçu inserido nos trechos do rio acima mencionado sendo atingido o seguinte resultado:
- 08 (oito) horas navegadas;
- 01 (uma) tarrafa apreendida;
- 10 (dez) armadilhas do tipo “covo” ou “barduelos” apreedidas;
- 15 (quinze) armadilhas do tipo “anzol de galho” apreendidas;
- 150 (cento e cinquenta) metros de redes de emalhar apreendidas e dois indivíduos que estavam na barranco do rio foram flagrados pescando à menos de 200 metros de corredeira (local proibido) fazendo uso de petrecho do tipo “tarrafa” o qual é vedada a utilização no período da Piracema (período proibido) estando os mesmos no trecho do rio Mogi Guaçu inserido no município de Porto Ferreira, os quais foram multados.
Informações e Fotos – Polícia Militar Ambiental
Por Antônio Naressi