Em 2014 a fisioterapeuta Joseane de Oliveira Alves assumiu a função no Solar dos Jovens de Ontem para somar junto ao corpo técnico, que na ocasião em processo de formação multidisciplinar. Após este primeiro passo, o seguinte seria desenvolver o trabalho de atribuição e mostrando a importância da profissional na instituição.
“O desafio de proporcionar ao idoso independência, e no caso dos idosos mais debilitados, reabilitá-los para conseguir sua funcionalidade e melhorar a qualidade de vida, fazendo com que eles se sintam mais integrados socialmente, relata Joseane”.
Segundo a fisioterapeuta, o campo da fisioterapia geriátrica não se limita a um tipo de atendimento, é necessário a criatividade do profissional envolvido, além do conhecimento técnico e capacitação para diferentes casos.
Sendo assim, o profissional de fisioterapia e os outros profissionais da instituição, trabalham para minimizar os efeitos fisiológicos e patológicos do envelhecimento, fazer que esses idosos fiquem bem psicologicamente e aumentem a sua autoestima, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida dos mesmos.
Joseane explica que o Solar possui um Espaço para Fisioterapia onde é realizado tratamentos individualizados dos Idosos que precisam de reabilitação.
Cada paciente é único e, assim, é fundamental que o fisioterapeuta busque realizar uma anamnese completa, identificando as patologias existentes, as queixas e também o que pode ser feito no sentido de evitar problemas futuros.
Assim, antes de propor qualquer tratamento é essencial entender os hábitos e a rotina, compreender a estrutura familiar, saber sobre a trajetória de vida do idoso e buscar outras informações que possam contribuir para um tratamento mais personalizado.
Uma vez na semana é realizado exercícios físicos em grupo e todos os idosos têm a oportunidade de se exercitar e interagir entre eles.
Nas terapias em grupo é possível realizar uma série de exercícios, como: fortalecimento muscular, alongamento, coordenação, equilíbrio e jogos. Dessa forma, os momentos se tornam mais lúdicos e estimulantes, além de trazer, também, alguns benefícios psicológicos e favorecer a criação de laços e vínculos afetivos.
Isso aumenta a participação, a assiduidade e o envolvimento nas sessões em grupo, ajudando na socialização dos idosos. “Todas as quartas-feiras eles saem para passear, conhecer lugares e pessoas diferentes e rever antigas amizades, mas devido a pandemia esse projeto teve que ser pausado por um período até que tudo se normalize, explica Joseane.
A fisioterapêutica completa afirmando que a fisioterapia geriátrica pode estar presente em diversas fases da vida do idoso, tanto prevenindo doenças, como impedindo que elas progridam rapidamente, favorecendo a independência e a melhor qualidade de vida dessas pessoas.
Por Alex Magalhães – alexmagarocha@bol.com.br