O prefeito Rômulo Rippa fez uma nova vistoria nas obras de revitalização da antiga Estação Ferroviária de Porto Ferreira na manhã de terça-feira (16/03). O local vai abrigar num futuro próximo o acervo do Museu Histórico e Pedagógico Professor Flavio da Silva Oliveira.
“É praticamente uma reconstrução desse prédio histórico e que marcou o progresso de Porto Ferreira. Por isso o cuidado em sua preservação e utilização de forma responsável, para que as futuras gerações possam conhecer nossas origens”, declarou o prefeito durante a visita.
Os recursos para as obras são fruto da articulação entre o Governo Municipal e o Governo Estadual. O município fará um investimento de R$ 1,1 milhão nas obras, sendo que R$ 700 mil são do Governo do Estado, por intermédio do trabalho do ex-deputado estadual e atual secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. O restante sairá dos cofres municipais.
Toda a região, que compreende também o Calçadão Neno Perondi, está passando por intervenções desde o início de maio de 2020. O projeto prevê o retorno das cores originais do prédio histórico, em tons marrom e ocre.
Está sendo refeito o telhado, além dos forros e assoalhos de duas salas internas. Numa dessas salas, que abrigou os cursos de dança da Secretaria de Cultura, foi feita a reabertura de uma porta que existia na construção original. Ainda estão sendo feitas adaptações para que um sanitário tenha acessibilidade, projeto este aprovado pelo Conselho do Patrimônio do município.
Na área externa à estação, além de todo o recapeamento do piso, uma nova iluminação que valorize a beleza da arquitetura do edifício será implantada.
O terreno ao lado da estação até a saída para a avenida Ângelo Ramos teve um recuo de aproximadamente 30 metros, necessário para que sejam construídas as novas rotatórias do cruzamento com as avenidas Nicolau de Vergueiro Forjaz e Rudolf Streit, que eliminarão os atuais semáforos.
Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira