Depois de cobrança dos representantes dos empregados, a Caixa informou que durante os feriados municipais antecipados em algumas cidades por conta da pandemia de coronavírus, entre os dias 26 de março e 1º de abril, abrirá apenas algumas agências do Estado de São Paulo, com expediente das 8h às 12h, somente para pagamento de programas sociais. No dia 2 de abril, feriado da Sexta-feira da Paixão, nenhuma agência abrirá.
A direção do banco informou também que apenas os empregados que se voluntariaram por meio do queroatender.caixa, vão trabalhar nos feriados antecipados.
Os trabalhadores que batem ponto, no caso específico desta operação, vão receber 100% de hora extra pelo trabalho no feriado, sem compensação. Ou seja, para estes dias não valerá o acordo de pagamento de 50% de adicional em hora extra e 50% de compensação. No caso dos gerentes gerais que trabalharem na operação, eles terão uma folga por dia trabalhado.
Os empregados do grupo de risco não poderão se voluntariar para trabalhar. Além disso, não haverá atendimento remoto de clientes entre os dias 26 de março e 1º de abril, ou seja, não haverá home office nas agências.
Depois da nossa pressão, a direção da Caixa atendeu nossa principal reivindicação que é colocar a vida dos trabalhadores e da população como prioridade.
Gerentes Gerais e Tesoureiros das agências que seguirão fechadas – A Caixa ainda não informou ao movimento sindical como ficará a situação dos gerentes gerais e tesoureiros, responsáveis por atividades internas, de agências que não irão abrir.
Esta é uma preocupação nossa, uma vez que o ATM irá funcionar no período. Cobramos do banco um retorno sobre esta questão.
#caixa #CEF #sindban