Durante a 10ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (29/03), o vereador Ricardo Patroni (PSD) fez uso da palavra livre final para falar sobre seus requerimentos votados na sessão que apresentam oportunidades de cursos de capacitação para os munícipes.
Sobre o Requerimento nº 157/2021 que solicita informações sobre o Centro de Formação Profissional “IrpoPerondi”, o vereador disse que o órgão presta um serviço de altíssima qualidade. “É um equipamento público vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do nosso município que, através de importantes parcerias, principalmente com o sistema S, proporciona cursos e atividades profissionais gratuitas a nossa população.”
O questionamento do requerimento é para saber como está o andamento das parcerias e os cursos e programas que devem ser implementados nos próximos meses, assim como buscar informações sobre o sistema de ensino, se será de forma presencial ou à distância, e se há bolsas a serem disponibilizadas aos munícipes.
Já o Requerimento nº 158/2021 solicita informações à secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patrícia Ellen da Silva, sobre a ampliação do programa Via Rápida em Porto Ferreira. “Esse programa também oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressarno mercado de trabalho ou abrirem seus próprios negócios.”
Segundo o parlamentar, recentemente foi lançado um programa de bolsas deestudo no valor de R$ 210 para osestudantes que satisfaçam algunscritérios. “Atualmente estão disponíveis para o nosso município 70 vagas em três cursos à distância sendo eles Recepção e Atendimento, 20 vagas no período da tarde com carga horária de 60 horas; Assistente Administrativo, 20 vagas no período da tarde também carga horária de 60 horas; e Orientador de Turismo Local, 30 vagas também no período da tarde com carga horária de 100 horas”, informou.
Os munícipes que participarem desses cursos têm a possibilidade de obter a bolsa de estudo. “Diante dessas possibilidades e considerando a alta demanda que temos em nosso município, esse requerimento solicita uma ampliação do programa Via Rápida em Porto Ferreira a fim de oferecer uma maior quantidade de cursos e de bolsas de estudos a nossa população”, pediu o vereador.
Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Ferreira