Na última segunda-feira (12) ocorreu a 12ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Porto Ferreira. Foram recebidos 10 ofícios do Poder Executivo, além de um do São Francisco Sistemas de Saúde, um do gabinete do Deputado Federal Bozella e uma do Gabinete da Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil. Os vereadores fizeram oito requerimentos, seis votos de pesar, uma moção e oito indicações.
(Veja a 12ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Porto Ferreira)
Élcio Arruda (MDB) solicitou informações quanto à construção de calçadas em áreas institucionais da prefeitura e quanto às necessidades da Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria do município. Além disso, sugeriu que seja realizada, com urgência, a limpeza, iluminação e melhoria na sinalização da via que dá acesso ao bairro Parque Residencial Paulo Calisto.
O vereador do PSDB, João Lázaro, questionou se os funcionários púbicos que se afastaram com atestado médico por suspeita e/ou confirmação de Covid-19 terão estes dias descontados em suas férias e/ou licença prêmio e se existe uma planilha onde é concedido um desconto no IPTU devido, quando a área cobrada não possui os benefícios dispostos na Lei Complementar nº 234 de 15 de dezembro de 2020. O psdbista também sugeriu que sejam consertados os buracos na Rua Manuel Carlos no cruzamento com a Rua Hermenegildo Carrera.
Pedro de Melo (PSL) solicitou que seja encaminhada uma relação informando quem são os servidores municipais que ocupam cargos em comissão e sugeriu que seja realizada, com urgência, a reforma no prédio localizado dentro do Cemitério da Saudade (Cemitério Velho).
Durante a palavra livre o vereador Dr. Pedro falou sobre a situação dos trabalhadores e empresários que estão sofrendo economicamente com o "lockdown", questionou bastante a atuação do "Governo do Estado de SP" que na visão do nobre edil, o governo estadual está fazendo pouca coisa para mitigar as causas e consequências da Pandemia de Covid 19.
No final ainda voltou a falar sobre a necessidade dos vereadores de Porto Ferreira fazerem uma redução de 50% "em seus salários" para que esse dinheiro economizado possa ser revertido os municípes mais necessitados em relação a Saúde, Exames Médicos Laboratoriais e Alimentação.
O vereador do PSD, Ricardo Patroni, encaminhou o Anteprojeto de Lei nº 04/2021, que poderá instituir o Programa Municipal de Fomento às Associações Comunitárias ou de Bairros de Porto Ferreira. Além disso, requereu informações sobre o curso pré-vestibular gratuito no Município de Porto Ferreira. Seu copartidário e presidente da Câmara, Alan João, sugeriu que seja dada a denominação de Alaíce Aparecida Malaman Pocópio a uma das ruas ou logradouro público de Porto Ferreira.
Priscila Oliveira (PSDB) realizou quatro indicações e teve sua moção de apoio aprovada. Esta moção e ratificou o apoio do Poder Legislativo Ferreirense, nos trabalhos de conscientização e na luta contra o preconceito as pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista – TEA.
Crédito da Imagem: Reprodução YouTube Câmara Municipal de Porto Ferreira