A Prefeitura de de Araraquara publicou um decreto municipal neste sábado (17) que adequa regras e normas sanitárias de controle da pandemia da Covid-19 à fase de transição criada no Plano São Paulo pelo governo estadual.
Estabelecimentos comerciais poderão atender presencialmente já a partir deste domingo (18).
O objetivo principal é seguir com a flexibilização sem riscos de retroceder no enfrentamento da pandemia,veja as regras :
- O comércio e serviços em geral e os shopping centers, assim como as óticas e comércio de produtos médico-hospitalares, poderão atender presencialmente seus clientes e consumidores das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 9h às 17h.
- Salões de beleza e barbearias podem manter o atendimento mediante agendamento, vedada a permanência de clientes em espera, permitido o atendimento de 1 cliente por sala do estabelecimento; além de escritórios, também com agendamento, vedada a permanência de clientes em espera, observada a ocupação máxima de 1 funcionário a cada 4 metros e resguardada a distância de 2 metros entre as pessoas.
- Continuam com atendimento presencial, das 5h às 20h, de segunda-feira a domingo, os hipermercados, açougues, padarias, feiras livres e congêneres, com todas as normas apontadas no documento, e também os postos de combustível para abastecimento a veículos particulares, inclusive lojas de conveniência.
- No caso de bares e restaurantes continuam permitidos os atendimentos por delivery, por 24 horas; drive-thru, das 5h à 0h, e take away, que é a retirada no porta do estabelecimento, das 5h às 20h.
- Este segmento poderá funcionar presencialmente a partir da próxima semana, no dia 24 de abril, de acordo com o Plano São Paulo, assim como as academias de esportes de todas as modalidades, centros de ginásticas e estabelecimentos congêneres.
- Estabelecimentos de educação complementar não regulada cujos cursos oferecidos envolvam preponderantemente atividade física; eventos, convenções e atividades culturais; e praças e parques municipais de acesso público.
Veja mais acessando esse link