Na manhã desta terça-feira (27/04), o presidente da Câmara Municipal de Porto Ferreira, vereador Alan João (PSD), esteve na Vigilância Epidemiológica do município para conhecer o trabalho da equipe de vacinação e controle da pandemia do coronavírus.
O presidente foi recepcionado pela chefe da seção de Vigilância Epidemiológica, Fabíola Corrêa Poiatti, que o mostrou toda as dependências da seção, além de apresentar o trabalho de cada setor e o fluxo de gerenciamento tanto da vacinação quanto no controle da pandemia.
Atualmente, Porto Ferreira já vacinou cerca de 19% da população com a primeira dose e, segundo Fabíola Corrêa Poiatti, os munícipes têm aderido significativamente à vacinação. A procura é mais intensa nos dois primeiros dias da vacinação quando abre nova faixa etária e as equipes estão preparadas para atender a todos.
A chefe de seção contou como tem sido a distribuição das doses, além de detalhar o controle entre as vacinas da Coronavac, Aztrazeneca e a vacina da gripe para que não haja trocas como ocorreu em outros municípios. A Vigilância Epidemiológica também está fazendo um trabalho de controle detalhado de forma a saber quais munícipes ainda não retornaram para tomar a segunda dose.
Sobre o trabalho no controle da pandemia, a seção é responsável por agendar os testes dos munícipes com sintomas de COVID-19, além de comunica-los sobre o resultado e fazer o acompanhamento do isolamento até que saia o resultado. Fabíola Corrêa Poiatti detalhou que a procura para realizar o exame de COVID-19 tem crescido e que há muito jovens contaminados nesta fase da pandemia.
Porto Ferreira tem um acordo com a UNESP Araraquara para envio de 40 exames diários. Atualmente, o município tem excedido esse número e está enviando o excedente para o Instituto Adolfo Lutz que também faz o sequenciamento do material enviado.
A equipe da seção de Vigilância Epidemiológica precisou ser ampliada para enfrentar a pandemia, além de continuar com os trabalhos anteriores como as vacinas regulares, controle de outras doenças como dengue, meningite, AIDS e etc.
A expectativa da chefe da seção de Vigilância Epidemiológica é de que o trabalho com a vacinação continue e seja ampliado conforme a chegada de novos lotes de vacina. Há um controle rígido nos protocolos de atendimento, distribuição e vacinação da população para que não haja erros e doses desperdiçadas.
Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Ferreira