O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da Secretaria de Saúde de Porto Ferreira realizou na última semana mais uma oficina de pintura de quadros. A ação foi administrada pelos terapeutas ocupacionais Mateus Latorre e Flaviane Dionísio, pelo monitor Daniel Gonçalves e pelo oficineiro Lucas Toffoli.
A atividade tem o objetivo de propor aos pacientes novas experimentações e novas vivências, desenvolvendo novas habilidades, que promovam a estimulação cognitiva, autonomia, coordenação motora e viso-motora, organização espaço-temporal, modulação de força, sequência lógica, memória, concentração e atenção na atividade individual e em grupo.
A oficina contou com a presença dos pacientes da psiquiatria, dependentes químicos e de bebidas alcoólicas.
Sobre o Centro de Atenção Psicossocial:
O Caps é um equipamento terapêutico intermediário entre a hospitalização integral e a sociedade. Por meio do acompanhamento ambulatorial, o centro se responsabiliza pela assistência aos indivíduos com transtornos e o atendimento aos pacientes com necessidades de tratamento para álcool e drogas, que tem por base o tratamento em liberdade, buscando sua reinserção social, desenvolvendo programas de assistência integral e reabilitação psicossocial.
Entende-se por reabilitação psicossocial a possibilidade de reverter um processo sofrimento por meio do aumento do convívio social do indivíduo com o mundo. O atendimento abrange regime intensivo, semi-intensivo e não intensivo.
Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira