O Requerimento nº 255/2021 solicitando, ao ministro da Saúde, ao governador do Estado de São Paulo, ao secretário de Saúde do Estado de São Paulo, ao secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, ao diretor do Instituto do Butantan, ao presidente da Fundação Osvaldo Cruz e à Presidente da Pfizer do Brasil, um pedido de vacinação em massa para o município de Porto Ferreira como a única forma eficaz de conter a dispersão das variantes da COVID-19 foi aprovado na sessão de segunda-feira (17/05).
O autor da matéria, vereador Marcelo Ozelim (Progressistas), explicou os motivos do requerimento. “É muito triste tudo isso que vem acontecendo, os números estão assustadores e, considerando o aumento significativo dos casos de COVID-19 em todo estado, o município de Porto Ferreira está trabalhando em seu limite máximo”, afirmou.
As taxas de ocupação dos leitos de enfermaria e UTI dedicados exclusivamente à COVID-19 estão altas e o hospital vem recebendo pacientes de outros municípios. “Também considerandoa alta transmissão e contágio dessas cepas, além da rápida evoluçãopara casos graves, atingindo pessoas muito novas, viemos por meio desse requerimento requerera vacinação em massa aqui na cidade dePorto Ferreira.”
Marcelo Ozelim contou que a secretária de Saúde Vera Visolli já havia feito o mesmo pedido em março deste ano. “Mas atéagora não recebeu nenhuma resposta e euacho muito importante nós, como CâmaraMunicipal, também fazermos uma matériaque coloque para todas asautoridades a atual situação de PortoFerreira”, salientou.
Para finalizar, o parlamentar agradeceu a subscrição de todos os vereadores. “Temos visto um número muito grandede infecçõesdiárias em nossomunicípio, chegamos a triste marca de119 mortos pela COVID-19, entãorealmente essa matéria se faz necessária e mais uma vez eu gostaria de agradecer atodos os vereadores que a subscreveram junto comigo.”
O presidente da Câmara, vereador Alan João (PSD), também comentou a matéria. “Gostaria de parabenizar o vereadorMarcelo pela propositura e parabenizartodos os nobres colegasque também a subscreveram, sendo encaminhada em nome da Câmara. Excelenteideia do Marcelo, nós temos acompanhadoos dados e são catastróficos.”
A piora no número de casos apresentadas nas últimas semanas é preocupante, segundo o presidente. “Não conseguimos enxergar uma luz no fim dotúnel e a cada semana piora. Algumas cidades da Europa já iniciaram a vacinação para maiores de 18 anos e outras irão começar agora em junho e nós aqui no Brasil corremos o risco de o programade vacinação começar a desacelerar”, pontuou Alan João.
“Uma questãodiplomática do Brasil envolvendo o país que envia osinsumos para cá pode ter sérias consequências para o nossoprograma de vacinação. A situação é muitograve, delicada e nós estamos patinando e não conseguimos encontrar uma saída. Eu não consigoentender,em uma pandemia o Governo Federal deveriacolocar todos os seus esforços para isso, mascada dia que passa só se escuta barbaridade, é vergonhoso”, indignou-se o presidente da Câmara.
A matéria foi aprovadapor todos os vereadores e será encaminhada para todos os órgãos citados a fim de receber uma resposta sobre a possibilidade de vacinação em massa em Porto Ferreira.
Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Ferreira