O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da Secretaria de Saúde de Porto Ferreira realizou no último dia 18 mais uma oficina de culinária. A responsável pelo projeto foi a nutricionista Juliana Sanches, pós-graduada em Nutrição Clínica e Aspectos Endocrinológicos.
A atividade contou com a participação dos pacientes dependentes químicos e dos intensivos da Psiquiatria. Os integrantes realizaram diversos tipos de pratos: bolos, doces, salgados, molhos, tortas e temperos.
Para o coordenador do Caps, Adenílson Andrade Silva, a oficina culinária tem o objetivo de promover a autonomia e a independência dos pacientes no que se refere a alimentação e desempenho no ambiente da cozinha.
Sobre o Centro de Atenção Psicossocial:
O Caps é um equipamento terapêutico intermediário entre a hospitalização integral e a sociedade. Por meio do acompanhamento ambulatorial, o centro se responsabiliza pela assistência aos indivíduos com transtornos e o atendimento aos pacientes com necessidades de tratamento para álcool e drogas, que tem por base o tratamento em liberdade, buscando sua reinserção social, desenvolvendo programas de assistência integral e reabilitação psicossocial.
Entende-se por reabilitação psicossocial a possibilidade de reverter um processo sofrimento por meio do aumento do convívio social do indivíduo com o mundo. O atendimento abrange regime intensivo, semi-intensivo e não intensivo.
Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira