A Seção de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Porto Ferreira informa a atualização dos casos de dengue notificados no município. Entre os dias 17 e 27 de maio foram confirmados mais 13 casos, sendo que o total no ano soma agora 187. Outras 31 suspeitas ainda aguardam resultados de exames. Existe ainda um caso suspeito de febre chikungunya também aguardando resultado.
A equipe do Controle de Vetores tem atuado durante a semana nos bairros Vila Maria e Porto Belo 1 e 2, realizando bloqueio e controle de criadouros devido a casos confirmados de dengue e casos suspeitos aguardando resultados.
Nesses bairros, os agentes de endemias realizam as vistorias, eliminam os criadouros existentes e orientam os moradores sobre os cuidados permanentes no imóvel para evitar locais com acúmulo de água, evitado a proliferação de novos mosquitos transmissores de arboviroses, como a dengue, zika e chikungunya.
Após a conclusão do bloqueio, análise da quantidade de imóveis fechados que não puderam ser vistoriados no momento da visita do agente, será realizada a nebulização para contenção das transmissões de vírus.
Durante a semana a equipe também realizou a nebulização no bairro Jardim Águas Claras e dará sequência a partir desta sexta-feira (28/05) à nebulização nos bairros Jardim Salgueiro e Vila Salgueiro, onde há casos confirmados e com suspeitas de dengue.
“Pedimos a colaboração dos moradores para que a equipe de endemias possa realizar os trabalhos de prevenção e contenção das transmissões de dengue no município, diminuindo assim o número de casos notificados devido à disseminação de vírus”, diz Cláudia Elisa Barboza Beozzo, coordenadora de Enfrentamento a Endemias.
Com a identificação do vírus DEN1 circulando no município, a população encontra-se suscetível ao vírus, tendo em vista que anteriormente os casos positivos de dengue eram do vírus DEN2, que circulava durante as epidemias de dengue nos anos de 2010, 2014 e 2015.
Lembre-se: dengue é responsabilidade de todos nós e juntos somos mais fortes contra o mosquito.
Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira