Superadaptados a utilizar serviços por assinaturas associados à tecnologia, os consumidores brasileiros devem entrar numa nova era de consumo também no que diz respeito às compras de produtos e bens de consumo capitaneadas pela produção on demand – ou na tradução para o português, sob demanda.
Considerada a primeira plataforma de moradia por assinatura do mundo, a startup Housi é facilmente comparada a um Netflix imobiliário em que o locatário paga um aluguel mensal por um imóvel da plataforma e tem acesso a serviços extras, como manutenção, limpeza e até atividades físicas.
O grande diferencial da plataforma – e que deve ditar o comportamento de consumo num futuro próximo – é a proposta de atender o consumidor sob demanda, de forma prática e sem burocracia. Por lá, é possível, por exemplo, fechar uma locação curta de apenas um mês, algo raro no mercado imobiliário tradicional.
MENOS É MAIS
O mesmo parece se replicar no mercado de bens de consumo. Um dos documentários mais assistidos no Netflix durante a pandemia, "Minimalismo Já", levantou uma reflexão entre os espectadores e abriu caminho para um estilo de vida baseado no desapego.
O material mostra o cotidiano dos amigos de infância, Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, ambos de 39 anos, e suas mudanças ao se tornarem minimalistas. A produção mostra como uma vida com menos coisas contribuiu para que eles tivessem uma melhor saúde mental e financeira.
Durante a pandemia, muita gente teve que reorganizar a casa e liberar espaço para poder criar uma área de trabalho. Essa atitude gerou muita limpeza, e além de tudo, uma importante reavaliação de valores para algumas pessoas, que conseguiram despertar para uma nova forma de viver estando confinados dentro de casa.
Por essa razão, muitos começaram a levar o minimalismo para outras áreas de suas vidas. E as marcas perceberam isso.
Ao passo que passaram a consumir menos durante a pandemia, os consumidores deram preferência a reformar roupas e calçados, comprar itens usados e a pensar de forma global. As prioridades passaram a ser outras. Ou seja, aqueles que tiveram sua renda reduzida, gastaram menos, e quem se manteve trabalhando, procurou formas de otimizar o seu dinheiro para garantir outras experiências importantes.
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Fonte: dcomercio.com.br