A Prefeitura de Porto Ferreira, por meio da Secretaria de Saúde, orienta os pacientes que estiverem com sintomas de síndrome gripal a buscarem o primeiro atendimento nas Unidades de Saúde mais próximas de suas residências.
Ali, ele será encaminhado para triagem e atendimento com a enfermagem. Em seguida, vai ser encaminhado a consulta médica. Na unidade o paciente realiza ou agenda o exame para verificar se está com covid-19 e tem os encaminhamentos, conforme critério médico. Cada usuário é avaliado de maneira individual, levando em consideração os seus sintomas, a duração deles e suas características.
No início desta semana ocorreu uma procura muito alta pela USF Iracema Maria Amélia Perondi – CSII (rua Nelson Pereira Lopes, 521, no Centro), que, conforme anunciado na imprensa, fez uma ampliação na capacidade de atendimento. Porém, é importante frisar que o local não funciona como um “gripário” ou uma central para todos os atendimentos daqueles com sintomas de síndrome gripal. Houve apenas a ampliação da capacidade de atendimento, mas dimensionada para a população residente naquela região da cidade.
“Houve uma procura de mais de 60 pacientes na segunda-feira, o que vai muito além da capacidade de atendimento da equipe do CS-II. Por isso orientamos as pessoas para procurarem as Unidades de Saúde dos bairros onde moram ao aparecerem os sintomas de síndrome gripal”, explica a secretária de Saúde, Vera Lucia Visolli.
Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira