05 de junho de 2021, foi interrompido uma das histórias mais abençoadas de Porto Ferreira. Em presente data, faleceu o Sr. Francisco Luiz Fernandes, conhecido como Luiz da Camucci ou Luizão. Luiz, foi por muitos anos voluntário e membro da diretoria do Solar. Empenhado, organizado, lutava com muita bravura e dedicação para colocar em prática com muita eficiência aquilo que realizava.
No Solar dos Jovens de Ontem, Luiz da Camucci é lembrado como um ser humano proativo e feliz no seu trabalho voluntariado, o que torna uma pessoa a ser referida com muita gratidão por parte da instituição. “Há uma profunda tristeza entre todos, sem palavras para descrevê-lo, lamenta a gestora Égly”. Os membros da diretoria e gestão do Solar sabem muito bem o quanto Francisco Luiz Fernandes era importante para instituição. Como coordenador dos almoços, não escondia sua paixão pela culinária. Estruturava cardápios e liderava a equipe de voluntários da cozinha, ressaltando seu carinho e amor na preparação dos alimentos.
As condolências que o Solar dos Jovens de Ontem estende para a família do ferreirense que teve a vida interrompida aos 62 anos, também estende a outro ferreirense cujo nome dispensa comentários e apresentações. João Roberto Bellini, falecido aos 24 de maio de 2021, aos 75 anos. Juntando as obras que estes homens trouxeram ao Solar, as mortes repentinas trazem sentimentos de tristeza e gratidão. Foram dias felizes. Então é justo guardar as memórias de realização que o Luiz da Camucci e João Bellini realizaram em benefício do Solar dos Jovens de Ontem. Foram dias de alegria. Onde a instituição poderia contar com a participação destes ferreirenses em eventos a serem realizados. Deixaram o trabalho de ajuda solidária na instituição como legado. Legado que cada idoso carregou durante estes dias, onde poderiam participar de almoços em que os mestres da ação social eram contínuos colaboradores. “Com certeza, são nomes a serem lembrados no Solar dos Jovens de Ontem, isto explica o porquê da singela homenagem, completa Égly”.
Que o tempo possa coordenar o vazio que futuros almoços trarão sem a participação destes “imortais” colaboradores. Por tais fáticas e infelizes ausências, o Solar dos Jovens de Ontem faz valer a imensa contribuição que eles trouxeram para este lugar. Um lugar que sempre precisou, precisa e precisará deste olhar humano, desta parceria, do trabalho voluntariado, da humanização de cada ser que fez, faz e fará história no lar dos idosos em Porto Ferreira.
Em nome de toda diretoria, gestores, funcionários e idosos, o presidente do Solar dos Jovens de Ontem, Sr. Mário Irineu Salviato agradece ao Francisco Luiz Fernandes e João Roberto Bellini, resumindo em breves palavras de nostalgia e tributo aos referidos. Saíram da vida, para ficarem na história do Solar e por estas vidas, o olhar da instituição se estende para prestar esta homenagem, com pêsames, mas com muita satisfação pelo que representaram durante a vida, para o acolhedor lar de idosos em Porto Ferreira, chamado de Solar dos Jovens de Ontem.
* Por Solar dos Jovens de Ontem – solarjovensdeontem@yahoo.com.br