A Seção de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Porto Ferreira informa a atualização dos casos de dengue notificados no município. Na última semana foram confirmados mais dois casos, sendo que o total no ano soma agora 206. Outras 34 suspeitas ainda aguardam resultados de exames.
A equipe de endemias concluiu na segunda-feira (14/06) a nebulização no bairro Vila Maria, complementando as ações de contenção das transmissões de casos de dengue nesta área, e iniciou atividades de bloqueio e controle de criadouros nos bairros Parque Residencial Santo Afonso, Parque Residencial José Gomes, Jardim Porto Seguro e Jardim dos Ipês, locais com casos confirmados de dengue e suspeitos aguardando resultados.
Nesses bairros, o número de imóveis fechados é muito alto. Dessa forma, a equipe de endemias realiza a primeira visita em horário comercial, entre 8h e 16h e horários diferenciados entre 11h e 13h e aos sábados no período da manhã, entre 8h e 13h, para vistoriar e remover os criadouros do local delimitado. Caso contrário, a nebulização para eliminação de Aedes aegypti não poderá ser realizada.
Os agentes estão devidamente uniformizados com camiseta de manga longa, com crachá e bolsa de pesquisa para que a população possa identificar a unidade de trabalho e em caso de dúvidas deverá entrar em contato pelo telefone 3581-2299.
“Pedimos a colaboração da população na manutenção dos cuidados preventivos em seus imóveis evitando novos criadouros, que façam o descarte correto de materiais inservíveis e não deixem lixo acumulado em quintais ou descartem em terrenos baldios e áreas de vegetação permanente. Esses cuidados impedem a proliferação de novos mosquitos e novas transmissões de dengue”, diz Cláudia Elisa Barboza Beozzo, coordenadora de Enfrentamento a Endemias.
“Estamos em período de baixas temperaturas e sem chuvas. Remover os criadouros neste momento é essencial para diminuição dos locais de proliferação de larvas e mosquitos e assim evitar novas transmissões de casos de dengue”, prossegue.
Com a identificação do vírus DEN1 circulando no município, a população encontra-se suscetível ao vírus, tendo em vista que anteriormente os casos positivos de dengue eram do vírus DEN2, que circulava durante as epidemias de dengue no anos de 2010, 2014 e 2015.
Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da prefeitura de Porto Ferreira