A Secretaria de Saúde de Porto Ferreira comunica a todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que os pacientes com sintomas de síndrome gripal deverão procurar uma das Unidades de Saúde dos bairros para atendimento médico, no período de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas.
A Unidade de Atendimento de Síndrome Gripal do CS-II, no Centro, atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 e das 13 às 16 horas. E a partir deste sábado (19/06) também haverá atendimento nesta Unidade aos finais de semana e feriados, no horário das 7 às 19 horas.
Os pacientes serão avaliados pela equipe de enfermagem e equipe médica, ocasião em que serão adotadas as medidas necessárias conforme critério médico.
A Secretaria solicita que a população procure as Unidades de Saúde com objetivo de que apenas os casos moderados e graves sejam direcionados para o Pronto-Socorro, pela própria equipe da Atenção Básica, conforme critério já definido junto à Direção Técnica do Hospital Dona Balbina.
Pacientes com saturação O² menor que 95% e/ou taquipneia serão referenciados para atendimento no Pronto-Socorro, mediante Documento de Referência e Contra Referência já em uso rotineiro nas ESF (Estratégias de Saúde da Família).
Conforme a 4ª edição do Guia Orientador para o enfrentamento da pandemia na Rede de Atenção à Saúde (março/21):
DEFINIÇÃO 1 – SÍNDROME GRIPAL (SG): indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas:
- febre (mesmo que referida),
- calafrios,
- dor de garganta,
- dor de cabeça,
- tosse,
- coriza,
- distúrbios olfativos ou
- distúrbios gustativos.
Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira