A Seção de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Porto Ferreira informa a atualização dos casos de dengue notificados no município. Na última semana foram confirmados mais 13 casos, sendo que o total no ano soma agora 219. Outras 18 suspeitas ainda aguardam resultados de exames.
No mês de junho, até ontem, eram 47 notificações registradas, número menor que o verificado nos 3 meses anteriores, que chegavam a cerca de 170/mês. Muitos dos casos confirmados agora são de notificações antigas. Assim, no mês de junho só há 3 casos confirmados até agora, contra 48 em maio, 64 em abril e 70, em março, o mês com maior número.
Apesar da diminuição, todos devem manter os cuidados e eliminar os criadouros, pois houve pequenos períodos de chuva nos últimos dias.
A equipe de endemias tem realizado durante toda a semana os trabalhos de bloqueio e controle de criadouros nos bairros Lagoa Serena, Santa Rosa, Parque dos Laranjais e Santa Luzia, onde foram confirmados casos e suspeitos aguardando resultados.
Nas semanas anteriores, os agentes visitaram bairros como a Vila Maria, Parque Residencial Santo Afonso, Parque Residencial José Gomes, Jardim Porto Seguro e Jardim dos Ipês, onde também tiveram casos confirmados, com serviços de nebulização e remoção de criadouros.
Os agentes também alertam para o grande número de imóveis fechados, o que dificulta o trabalho. Eles estão devidamente uniformizados com camiseta de manga longa, com crachá e bolsa de pesquisa para que a população possa identificar a unidade de trabalho e em caso de dúvidas deverá entrar em contato pelo telefone 3581-2299.
“Pedimos a colaboração da população na manutenção dos cuidados preventivos em seus imóveis evitando novos criadouros, que façam o descarte correto de materiais inservíveis e não deixem lixo acumulado em quintais ou descartem em terrenos baldios e áreas de vegetação permanente. Esses cuidados impedem a proliferação de novos mosquitos e novas transmissões de dengue”, diz Cláudia Elisa Barboza Beozzo, coordenadora de Enfrentamento a Endemias.
Com a identificação do vírus DEN1 circulando no município, a população encontra-se suscetível ao vírus, tendo em vista que anteriormente os casos positivos de dengue eram do vírus DEN2, que circulava durante as epidemias de dengue nos anos de 2010, 2014 e 2015.
Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira