O prefeito Rômulo Rippa participou na quarta-feira (23/06), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, do lançamento do Programa Cidades Inteligentes, pelo Governo do Estado. Ele estava acompanhado pelo assessor administrativo Roni Astorfo.
A iniciativa prevê um conjunto de ações que visam a desburocratização administrativa e estimulam soluções tecnológicas para questões ligadas ao planejamento urbano sustentável.
Porto Ferreira foi contemplada como um dos 21 municípios paulistas que receberão o projeto piloto Via Rápida Empresa Municipal (Viabilidade Automática), da Junta Comercial, que vai reunir em um único formulário todas as informações necessárias para abertura e regularização de empresas de naturezas simples (Empresa Limitada, Empresário Individual e Empresa Individual de Responsabilidade Limitada).
“Nosso objetivo é alcançar a meta de abrir empresas em no máximo 24 horas, no que diz respeito ao licenciamento municipal. Com o programa, poderemos realizar a abertura de empresas de forma muito mais rápida, agilizando processos e apoiando nossos empreendedores”, comentou o prefeito, que na ocasião se encontrou com o governador João Doria, o vice Rodrigo Garcia, o secretário de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi, entre outros membros do governo.
O programa do Governo do Estado também contempla outras áreas, como iluminação urbana, a plataforma IPT Municípios, o Patem (Programa de Atendimento Tecnológico aos Municípios), entre outras iniciativas. Serão R$ 15 milhões de investimentos nesta primeira etapa.
No Governo do Estado, o modelo de gestão inteligente já é praticado desde 2019 por meio de iniciativas inovadoras como os programas Parcerias Municipais, Canal Direto – SP + Perto e SP Sem Papel. E a partir de agora, o Cidades Inteligentes vai estender esse modelo aos 645 municípios paulistas por meio de investimentos financeiros e tecnológicos.
“O Cidades Inteligentes se soma a uma série de ações para tornar a vida do cidadão mais digital e ágil. Começamos este processo dentro de casa. Desde o primeiro dia de gestão, trabalhamos para abolir pilhas de papéis e alcançamos um governo 100% digital, além do Poupatempo que agora está no celular dos cidadãos”, disse o vice-governador Rodrigo Garcia.
Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeiturade Porto Ferreira – Com informações do Governo do Estado de SP