No ano de 2020 muitos educadores enfrentaram um grande desafio: promover o ensino de maneira remota ao público-alvo da Educação Infantil. Dessa forma, precisaram buscar meios que garantissem os direitos de aprendizagem das crianças.
A partir dessa reflexão, a Creche Jonas Martins Teixeira, no Jardim Sérgio Dornelles de Carvalho, deu continuidade ao momento de leitura que acontecia na Unidade Educacional. Sendo assim, eles passaram a emprestar livros para crianças do Maternal II para que a prática da leitura pudesse ser feita em suas casas.
Assim surgiu o projeto “Leiturinha em Família”, que ganhou destaque e reconhecimento dentro da unidade, além do empenho e compromisso em ouvir as famílias, orientar quanto à maneira de conduzir o momento da leitura e, ainda, incentivá-las nesse processo.
Devido aos relatos emocionantes trazidos pelas famílias participantes, os quais evidenciaram os grandes feitos do projeto nos lares, a Creche deu continuidade do Leiturinha em Família no ano de 2021. No primeiro semestre incluíram também a turma do Maternal I, tendo como objetivo para o segundo semestre envolver as turmas dos berçários, alcançando assim todas as crianças da Unidade Educacional.
Para manter as restrições, o distanciamento e higienização impostos pela pandemia e evitar aglomerações no momento de retirada dos livros, as crianças fazem a escolha dos livros pelo grupo de WhatsApp, com o auxílio do responsável, e a retirada acontece no Varal Leiturinha, que se encontra instalado no interior da unidade.
O projeto teve a adesão das famílias e é destacado pelos próprios pais e responsáveis, como no caso da família do aluno João Vitor. “O projeto leiturinha em família pra mim é muito importante, porque incentivou meu filho menor a poder ler mais, ter mais essa prática em sua vida, e também resgatou um interesse maior no meu filho mais velho, pois com a chegada da adolescência às vezes eles perdem algum interesse em certas coisas e, assim, peço para o mais velho ler para o menor, e a leitura acaba envolvendo todos de uma só vez, despertando um interesse maior”.
Outro relato é da família da aluna Olívia, que destaca: “O projeto Leiturinha nos leva a um mundo lúdico, criativo e participativo. Propicia momento de afeto, de desenvolvimento cognitivo e gosto pela leitura. Amamos que tenha esse projeto, pois a Olívia interage com as histórias, cria personagens, ela lê para as bonecas. É um ótimo incentivo”.
A Creche Jonas Martins Teixeira segue com o Projeto Leiturinha em Família que, cumprindo o seu papel, mostra o quão significativo tem sido na vida das crianças e de suas famílias. A Secretaria de Educação parabeniza a unidade, todos os profissionais envolvidos e as famílias pela iniciativa e acompanhamento do projeto com as crianças.
Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos de Porto Ferreira