Uma das maiores tendências atuais é a digitalização de serviços de todos os tipos, o que inclui muitos setores considerados tradicionais. Essa transformação digital tem ocorrido através de cada vez mais sites e aplicativos sendo lançados pelas empresas e tudo indica que essa expansão está apenas começando.
Setor de comércio eletrônico registrou um crescimento exponencial
O setor de comércio eletrônico, também conhecido como e-commerce, foi um dos que tiveram o maior aumento nos últimos anos.
Depois de um processo de reestruturação que começou com grandes companhias como Netshoes, que inclusive conta com um case de sucesso, diversas outras empresas menores passaram a adotar processos similares. Tudo isso fez com que elas estivessem prontas para lidar com uma população brasileira cada vez mais digitalizada.
Apenas no ano passado o comércio eletrônico registrou um crescimento de impressionantes 122%. Os dados são do site E-commerce Brasil, que também revelou que foram vendidos mais do que o dobro do número de produtos do ano anterior, totalizando mais de 78,5 milhões itens comercializados.
Capitaneado por plataformas como Rappi, Uber Eats e iFood, que ano passado inclusive começou a testar drones para agilizar suas entregas, os serviços de delivery também registraram um progresso substancial.
De acordo com dados revelados pela Mobills, somente as três plataformas mencionadas expandiram em mais de 149% em 2020, com dezembro tendo o maior número de gastos relacionados ao setor – mais de R$ 2,1 milhões.
Poker apresenta um dos crescimentos mais expressivos nos últimos anos
Outro setor que está em franca ascensão no Brasil é o poker, com destaque para a presença digital. De acordo com dados da Confederação Brasileira de Texas Hold’em (CBTH), a população brasileira conta com cerca de 10 milhões de entusiastas da modalidade e uma parte significativa deles também disputa partidas online.
Existem muitos fatores para isso, que vão desde a facilidade de utilizar a mesma conta independentemente do dispositivo utilizado até a segurança relacionada às regras, que são seguidas fielmente pelo software que funciona como dealer.
Desde que surgiu, o poker online possui uma relação próxima com a modalidade ao vivo devido à existência de torneios satélite online, uma espécie de etapa classificatória para a competição ao vivo que conta com milhares de jogadores simultâneos.
Com o tempo esses torneios satélites conquistaram cada vez mais importância e nos últimos anos eles se tornaram tão populares que até mesmo jogadores de futebol e celebridades de todos os tipos podem ser vistas jogando.
O futuro da modalidade é ainda mais promissor e diversas tendências atuais já mostram o caminho que será seguido pelo poker nos próximos anos, com direito a versões mais rápidas e até mesmo realidade virtual.
Atualmente o poker Texas Hold’em ainda é o jogo mais popular entre os entusiastas, mas cada vez mais formas diferentes e muito mais rápidas como a Spin N Go têm conquistado usuários. Um dos principais motivos para isso é o fato de que partidas inteiras podem ser jogadas em apenas alguns minutos, o que tem feito com que elas se tornem muito populares entre os usuários de smartphone com pouco tempo disponível.
Serviços financeiros e certificados digitais em alta
Com o grande número de novos usuários utilizando serviços online, não é surpresa que a quantidade de bancos virtuais tenha aumentado na mesma proporção.
Segundo dados divulgados pela UBS Evidence Lab, empresa especializada no setor, no Brasil já existem mais de 60 milhões de contas totalmente digitais e a quantidade de downloads de apps de novos bancos como Inter, Original e Nubank supera em muito a de instituições tradicionais como Banco do Brasil e Santander.
O aumento da demanda desses serviços bancários e a procura dos brasileiros por mais crédito também fez com que investimentos em cibersegurança crescessem e as empresas relacionadas ao mercado de certificação digital, que permitem garantir segurança e autenticidade nessas transações, ampliassem em aproximadamente 53%.
Serviços digitais devem continuar em forte expansão nos próximos anos
Todos os indícios sugerem que a transformação digital é inevitável e cada vez mais empresas passarão por esse processo no futuro.
Um dos poucos entraves para a digitalização no Brasil é a falta de profissionais qualificados, mas nos últimos anos diversas empresas têm investido na formação desses especialistas e o número de faculdades de ciência da computação e cursos de programação não para de aumentar.