Na noite da última segunda-feira (2), foram retomadas as sessões ordinárias da Câmara Municipal de Porto Ferreira após o recesso parlamentar. Foram recebidos 13 ofícios do Poder Executivo, um do Gabinete do Deputado Estadual Roque Barbiere, dois da BRK Ambiental, um da Caixa Econômica Federal, um da Secretaria da Segurança Pública, um do Centro Municipal de Assistência de Porto Ferreira, um da PortoPrev e um dos Profissionais da Saúde da Irmandade Misericórdia de Porto Ferreira.
(Veja o que aconteceu na 27ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Porto Ferreira)
Os vereadores apresentaram 11 requerimentos, 15 indicações e aprovaram, em segunda discussão, o Projeto de Resolução nº 04/2021, da Mesa da Câmara e o Projeto de Decreto Legislativo nº 04/2021, das Comissões de Justiça e Redação e Finanças e Orçamento que dispõe sobre a concessão do título de Cidadão Ferreirense ao Doutor Weber Spegiorin Souza Leite em votação secreta.
Pedro de Melo (PSL), requereu ao deputado federal Marcos Pereira uma emenda parlamentar para o município de Porto Ferreira, no valor de R$ 1.000.000,00, para a aquisição de um aparelho de Tomografia Computadorizada, e na implantação de uma sala especial para funcionamento desse aparelho, no Hospital Dona Balbina. Além disso, solicitou cópias de documentos referentes ao Terminal Rodoviário, informações sobre o Núcleo Municipal de Educação Infantil “Profª. Gladys Teixeira Faggian” e apresentou duas indicações.
Luciane Lourenço (PSD), solicitou informações à Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo sobre a quantidade de ocorrências atendidas e Boletins de Ocorrência registrados relacionados à violência contra mulheres na cidade de Porto Ferreira nos últimos cinco anos e informações quanto ao quantitativo de ocorrências registradas referentes à criação de animais de grande porte na zona urbana e nas áreas intermediárias, entre urbana e rural, nos últimos três anos.
A vereadora do PSDB, Priscila Oliveira encaminhou o Anteprojeto de Lei nº 11/2021, que autoriza o Poder Executivo Municipal a instituir o Programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos nas escolas públicas da rede municipal de ensino e requereu informações quanto à possibilidade de extensão do Programa de Dignidade Íntima do Governo do Estado de São Paulo às alunas do Ensino Fundamental Municipal e que seja implantado nas Unidades Básicas de Saúde ou por meio da Assistência Social. Além disso, requereu informações quanto à volta das aulas de zumba realizadas no calçadão, sobre a vacinação antirrábica no município de Porto Ferreira e a volta das aulas de natação e hidroginástica da Prefeitura.
Renato Rosa (Republicanos) apresentou duas indicações, Sérgio Oliveira (DEM) uma e João Lázaro (PSDB) duas.
*Eduardo Statuti: Graduando em Comunicação Social – Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei. Escritor no Torcedores.com desde 2019.