Com a chegada da pandemia de covid-19 muitas escolas se viram obrigadas a adaptar seus métodos de ensino e suas atividades. Para melhor atender aos seus alunos, a monitora Débora Elaine Depetri, da Creche Clara Zadra Ribaldo Gentil, localizada no Jardim Independência, resolveu inovar e dar continuidade com um projeto de contação de histórias.
O mesmo já acontecia na unidade durante as aulas presenciais e, na tentativa de tornar a contação de histórias mais prazerosa e divertida para as crianças, ela aderiu ao uso de perucas, aventais, pinturas no rosto e o codinome “Lola”.
Débora conta que, por ser uma pessoa menos tímida e que gosta desse tipo de atividade, tomou a frente do projeto para fazê-lo de forma remota, com gravações de vídeos, editados por ela, e enviados nos grupos de WhatsApp da creche. Como sugestão, pedia para que as crianças enviassem um vídeo contando o que entenderam sobre a história ou até mesmo uma nova história. Tudo isso com o auxílio dos pais ou responsáveis.
A atividade cresceu, tomou maiores proporções e assim a monitora criou um canal no YouTube para fazer a postagem de todos esses vídeos. Sua filha se interessou em participar, com o codinome “Nina”, e começou a ajudar na contação de histórias. Com esse projeto, Débora concorreu e ganhou o Projeto Lourenço Filho no ano de 2020.
No ano de 2021, dando continuidade às atividades remotas e em busca de inovar cada vez mais o projeto, a monitora agregou aos vídeos “A hora da culinária”, atividade que também era desenvolvida com os alunos no ensino presencial. Ao unir os contos com a culinária, o projeto passou a se chamar “Eu posso ser mais: conto, reconto e ainda sou chefinho”.
O momento da culinária enviado de forma impressa é uma sugestão às famílias, objetivando o cumprimento de algumas habilidades, a união e a importância de uma boa alimentação.
“Os pais em casa estão mandando um retorno bem legal, porque as crianças estão fazendo as atividades. Eles se sentem super motivados e animados”, comentou a monitora.
Para quem estiver interessado em conhecer mais sobre o projeto desenvolvido é só clicar AQUI.
A Secretaria de Educação parabeniza a diretora Estela Mara Silva Doval Cardoso pelas ações desenvolvidas na Creche Clara Zadra Ribaldo Gentil no período de pandemia, toda a equipe e a monitora Débora Elaine Depetri pela iniciativa.
Veja um dos vídeos postados no canal acessando esse link.
Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira